Alibaba lança nova plataforma contra falsificações e pede colaboração das marcas

HANGZHOU (Reuters) - A gigante de varejo online chinesa Alibaba Group Holding revelou ao público nesta sexta-feira uma nova unidade para demonstrar sua nova determinação de acabar com produtos falsificados, pedindo que as marcas ajudem sua campanha antipirataria em vez de trocar acusações sobre o assunto.

A gigante de vendas pela internet tem sido alvo de acusações de que seus sites estão inundados de produtos falsificados, o que culminou com a expulsão da Alibaba de uma aliança antifalsificações baseada nos EUA semanas após ter sido admitida.

Em uma conferência sobre propriedade intelectual que está sendo realizada Hangzhou, a Alibaba revelou nesta sexta-feira seu novo sistema online para ajudar a rastrear e remover falsificações, enquanto a sua principal executiva antipirataria pediu mais cooperação dos fabricantes de produtos de marca.

"Em face de um problema tão complexo, nós não podemos reclamar uns dos outros, ou criticar uns aos outros... Nós temos que envolver todos e trabalhar juntos para fazer isso", disse a diretora de governança de plataformas do Alibaba, Jessie Zheng, em palestra na conferência sobre proteção à propriedade intelectual.

"Nesta batalha é você e eu", disse Zheng. "Não pode ser você a fazer o trabalho e eu a observar, ou eu fazer o trabalho e você falar. Nossa única opção é unir forças."

O Alibaba sofreu um golpe embaraçoso em sua luta contra falsificações mais cedo este ano, quando foi forçada a deixar Coalizão Internacional Antifalsificações, sediada em Washington. Isto aconteceu após um motim de membros do grupo, incluindo a fabricante de produtos de luxo Michael Kors e a marca Gucci, do grupo francês Kering, contra a empresa chinesa.

Nesta sexta-feira foi lançado o "Sistema de Força Conjunta de Propriedade Intelectual", uma plataforma online projetada para agilizar as comunicações relacionadas à propriedade intelectual entre marcas e a Alibaba, disse a empresa.

(Por John Ruwitch)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos