Fibria tem alta de 21% no lucro do 2º trimestre, mas Ebitda cai

SÃO PAULO (Reuters) - A produtora de celulose de eucalipto Fibria anunciou nesta segunda-feira lucro líquido de 745 milhões de reais para o segundo trimestre, expansão de 21 por cento sobre o resultado obtido um ano antes.

A companhia teve geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 925 milhões de reais nos três meses encerrados em junho, recuo anual de 20 por cento. A margem no período recuou de 50 para 43 por cento.

Segundo a Fibria, a queda no Ebitda ocorreu diante de um maior custo de produtos vendidos e queda de 1 por cento no preço médio da celulose em reais.

O resultado financeiro foi positivo em 1,095 bilhão de reais no trimestre passado ante 922 milhões no primeiro trimestre e 321 milhões no mesmo período do ano passado. O crescimento foi apoiado em desvalorização de 10 por cento do dólar sobre o real no fechamento do trimestre, o que gerou receita de variação cambial para a empresa, informou a Fibria.

A empresa produziu no segundo trimestre 1,287 milhão de toneladas de celulose no segundo trimestre, queda de 3 por cento sobre o mesmo período de 2015, mas alta de 7 por cento no comparativo trimestral.

O volume de vendas, enquanto isso, foi de 1,342 milhão de toneladas, expansão de 18 por cento sobre o primeiro trimestre e alta de 5 por cento sobre o total vendido no segundo trimestre de 2015.

A Fibria apurou receita líquida de 2,386 bilhões de reais de abril a junho, alta de 3 por cento sobre o mesmo período do ano passado e estável sobre os três meses encerrados em março deste ano.

A companhia encerrou junho com dívida líquida 9,7 bilhões de reais, alta de 19 por cento sobre um ano antes. A relação de endividamento sobre Ebitda, porém, recuou de 2,23 vezes, para 1,82 vezes no período.

 

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos