Australianos reportam roubo de computador e camisetas na Vila Olímpica
RIO DE JANEIRO (Reuters) - Camisetas da equipe e um laptop foram roubados do prédio da Austrália na Vila dos Atletas dos Jogos Olímpicos do Rio, disse a chefe da equipe australiana Kitty Chiller no domingo.
Ela disse que três pessoas não identificadas foram vistas indo embora com as camisetas da equipe durante uma evacuação depois de um incêndio na sexta-feira, enquanto o laptop foi tirado de um quarto no quinto andar.
"Isso é preocupante", disse ela em entrevista coletiva, acrescentando que a presença de agentes de segurança tinha sido aumentada desde então, com o deslocamento de quatro guardas privados para a entrada do prédio e controles de identidade mais perceptíveis.
"Quando você tem 15.000 leitos, há um monte de pessoas caminhando ao redor da Vila. Eu não estou acusando ninguém, mas há um grande número de trabalhadores não credenciados, faxineiros, arrumadeiras, trabalhadores de manutenção ainda circulando."
"Infelizmente, em uma área deste tamanho, com o número de edifícios e salas, roubo é inevitável."
Perguntada sobre as implicações de segurança, em um momento de maior preocupação sobre possíveis ataques terroristas, Chiller disse que ninguém se sente inseguro, mas todos os membros da equipe tinham sido lembrados a manter as portas fechadas e objetos de valor em lugar seguro.
O roubo é o mais recente de uma série de incidentes envolvendo a comitiva australiana. Chiller queixou-se na semana passada sobre a fiação exposta e sanitários entupidos, dizendo que o alojamento era não era seguro e não estava pronto para os para os atletas, que foram realocados em hotéis enquanto eram feitos os reparos.
O fogo no subsolo foi atribuído a um cigarro descartado no entulho deixado após os reparos.
Chiller não disse se o laptop continha dados sensíveis, e não afirmou quantas camisetas estavam faltando.
"Eram nossas camisas de 'Zika' - de mangas cumpridas e amarelas que tinham sido entregues e nós as empilhamos sobre a mesa de recepção, em um espaço comum ao ar livre", disse ela.
Os visitantes são aconselhados a usar camisas de mangas compridas, como precaução contra o vírus Zika transmitida por mosquitos.
(Por Alan Baldwin)
((Tradução Redação São Paulo, +5511 56447719))
RBS
(Raquel Stenzel)