Ministro alemão diz que Europa pode ir pelo ralo se Brexit for mal gerida

BERLIM (Reuters) - O ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, disse neste domingo que, se a saída do Reino Unido da União Europeia fosse mal gerida e outros países membros seguissem a sua liderança, a Europa iria "pelo ralo".

"A Brexit é ruim, mas não vai nos machucar tanto economicamente como alguns temem - é mais um problema psicológico e é um enorme problema politicamente", disse Gabriel, vice da chanceler Angela Merkel na coalizão de governo da Alemanha, em entrevista coletiva.

Ele acrescentou que o mundo agora considerava a Europa como um continente instável.

"Se nós organizarmos a Brexit no caminho errado, então nós estaremos em apuros, assim agora precisamos ter certeza de não permitir que o Reino Unido mantenha as coisas agradáveis, por assim dizer, em relação à Europa, ficando sem nenhuma responsabilidade", disse Gabriel.

Desde o referendo para a saída britânica da União Europeia em 23 de junho, todos os olhos se voltaram para a Alemanha em busca de uma indicação de um caminho sem perigo aos 27 membros que permanecerão.

Em entrevista à emissora alemã ARD, neste domingo, Merkel disse: "estamos todos de acordo na União Europeia que a saída do Reino Unido, o resultado do referendo, tem um grande impacto".

(Reportagem de Michelle Martin e Joseph Nasr)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos