Canadense Enbridge compra Spectra Energy em acordo de US$28 bi

(Reuters) - A Enbridge Inc, maior empresa de oleodutos do Canadá, disse nesta terça-feira que vai comprar a Spectra Energy em uma oferta por todas as ações avaliado em cerca de 37 bilhões de dólares canadenses (28 bilhões de dólares norte-americanos) para criar a maior empresa de infraestrutura energética da América do Norte.

O maior acordo da Enbridge ocorre em um momento em que a empresa tem expandido sua rede de oleodutos da América do Norte, que transporta a maior parte do petróleo canadense para os Estados Unidos.

Os acionistas da Spectra vão ter 0,984 ação da nova empresa combinada por cada ação que possuem. Isto é equivalente a 40,33 dólares norte-americanos por ação, o que representa um ágio de cerca de 11,5 por cento no preço de fechamento da Spectra na sexta-feira.

O acordo tem um valor empresarial pro-forma de 127 bilhões de dólares, segundo as empresas. A Enbridge vai assumir cerca de 22 bilhões de dólares da dívida da Spectra e emitir 694 milhões de novas ações.

As ações da Spectra chegeram a subir mais de 13 por cento nesta terça-feira, a 40,85 dólares, o seu maior ganho percentual em mais de três anos.

As ações da Enbridge nos Estados Unidos ganhavam mais de 3 por cento, enquanto as ações em Toronto subiam cerca de 2 por cento.

(Por Richa Naidu e Sruthi Shankar em Bangalore)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7509)) REUTERS TF GB

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos