Hillary diz que metade dos apoiadores de Trump pertencem a um "grupo de deploráveis"

Jeff Mason

De NOVA YORK

  • Brendan Smialowski/ AFP

A candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, disse que metade dos apoiadores do seu rival republicano, Donald Trump, pertencem a um "grupo de deploráveis", de pessoas que são racistas, homofóbicas, sexistas, xenófobas e islamofóbicas. 

Falando em um evento de arrecadação na sexta-feira em Nova York, Hillary disse que Trump deu voz a uma retórica de ódio com seu comportamento como candidato à Casa Branca. As eleições serão em 8 de novembro.

"Sendo grosseiramente generalista, você pode colocar metade dos apoiadores de Trump no que eu chamo de 'grupo de deploráveis´", disse Hillary. "Infelizmente, há pessoas assim. E ele as trouxe à tona."

Algumas dessas pessoas são irremediáveis, disse ela, mas não representam o país.

O outro grupo de apoiadores de Trump é constituído de indivíduos desesperados por mudanças que se sentem desapontados pelo governo e pela economia, acrescentou a candidata. 

?Eles não acreditam em tudo o que ele diz, mas ele parece representar alguma esperança de que suas vidas serão diferentes?, disse. ?Essas são pessoas que temos que compreender e simpatizar também.?

Os comentários de Hillary foram refutados pela gerente de campanha de Trump, Kellyanne Conway, que disse pelo Twitter que a democrata havia insultado milhões de norte-americanos.

A hashtag #BasketOfDeplorables era um tópico popular na manhã deste sábado, à medida que muitos usuários do Twitter condenavam e apoiavam os comentários de Hillary.

Muitos eventos de arrecadação foram fechados à imprensa, mas não o de sexta-feira à noite.

?O que é realmente deplorável não é apenas que Hillary Clinton cometeu um erro imperdoável frente a doadores ricos, e que repórteres estavam lá para registrar, mas também que Hillary revelou o quão pouco considera os homens e mulheres trabalhadores da América?, disse o consultor sênior de comunicação de Trump, Jason Miller, em comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos