Topo

Esse conteúdo é antigo

Fumaça dos incêndios da Austrália alcança a América do Sul, alerta agência

Tracey Nearmy
Imagem: Tracey Nearmy

Emma Farge e Stephanie Nebehay

Em Genebra

07/01/2020 15h37

A fumaça dos incêndios florestais da Austrália está se espalhando pelo Pacífico e afetando cidades da América do Sul, e pode ter chegado à Antártida, alertou hoje a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

A fumaça dos incêndios já havia deixado o céu laranja em Auckland, na Nova Zelândia. Mas até os céus distantes do Chile ficaram cinza por causa da fumaça, e a OMM citou relatos de que o pôr do sol da capital da Argentina, Buenos Aires, ficou vermelho.

"Os incêndios geraram uma qualidade de ar perigosa, que afeta a saúde humana, em grandes cidades da Austrália, espalhando-se para a Nova Zelândia, e lançaram fumaça a milhares de quilômetros através do Pacífico até a América do Sul", disse a porta-voz da OMM, Clare Nullis, a repórteres em Genebra.

A fumaça "provavelmente" também alcançou a Antártida, acrescentou.

As chamas, que ardem há meses na Austrália, já emitiram 400 megatoneladas de dióxido de carbono na atmosfera e produziram poluentes nocivos, informou o Copernicus, um programa de monitoramento da União Europeia, ontem.

Depósitos de fuligem já foram detectados em geleiras neo-zelandesas, o que pode acelerar o ritmo no qual estão derretendo, disse o programa.