Topo

Esse conteúdo é antigo

Governador de NY adia ordens de despejo para proteger mais vulneráveis

Matthew Cavanaugh/Getty Images
Imagem: Matthew Cavanaugh/Getty Images

07/05/2020 18h50Atualizada em 07/05/2020 19h29

(Reuters) - O estado de Nova York prorrogará uma moratória a despejos por descumprimento de pagamento de aluguel por mais dois meses, até 20 de agosto, para aliviar a angústia causada pelo impacto econômico da pandemia do novo coronavírus, disse hoje o governador Andrew Cuomo em entrevista coletiva.

Cuomo também informou que os exames de anticorpos de 27 mil profissionais de saúde mostraram taxas de infecção aproximadamente iguais ou menores do que as da população geral, o que leva a crer que máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção são eficazes para se evitar a transmissão.

Embora reconhecendo que todos enfrentam incerteza econômica e adversidades, Cuomo disse que o estado precisa agir para proteger aqueles que estão mais vulneráveis, muitos dos quais temem perder seu local de moradia.

Além de prorrogar a proibição de despejos que venceria em 20 de junho, o governador anunciou que Nova York proibirá taxas retroativas de qualquer pagamento atrasado e que suspenderá as restrições ao uso de fundos de caução para aluguéis.

"O assunto número 1 que as pessoas conversam comigo provavelmente é o aluguel e o medo de não poder pagá-lo. E isto simplesmente tira o assunto de pauta até 20 de agosto", disse Cuomo. "Queremos fazer com que estas pessoas que estão mais vulneráveis sejam protegidas".

Ele disse que entende a pressão que estas medidas impõem aos proprietários, que por sua vez podem ter dificuldade de pagar funcionários de manutenção e outros empregados, e que está "trabalhando no alívio dos bancos aos proprietários", sem dar detalhes.