Topo

Esse conteúdo é antigo

UE busca novo acordo de vacina com Moderna

31.out.2020 - Dado Ruvic/Reuters
Imagem: 31.out.2020 - Dado Ruvic/Reuters

Elvira Pollina e Francesco Guarascio

Em Bruxelas (Bélgica)

15/02/2021 14h28

A União Europeia está debatendo com a Moderna a compra de mais vacinas contra Covid-19, e a AstraZeneca, com a qual as conversas travaram, propôs entregar doses de sua própria vacina feitas fora da Europa para compensar os cortes de suprimento, disseram duas fontes do bloco.

A UE estabeleceu a meta de vacinar 70% de sua população adulta até o final do verão local, mas está tendo dificuldade para obter as doses prometidas pelas farmacêuticas.

Agora o bloco tenta aumentar sua reserva de vacinas, que já chega a quase 2,3 bilhões de doses de seis farmacêuticas para sua população de cerca de 450 milhões de habitantes.

A UE está negociando um novo acordo de suprimento com a Moderna que poderia quase dobrar o volume de doses de vacina da empresa de biotecnologia norte-americana, disseram duas autoridades graduadas do bloco envolvidas com as conversas à Reuters.

Elas pediram anonimato porque as tratativas são confidenciais.

Conforme o acordo sendo negociado, a UE garantiria 150 milhões de doses adicionais da Moderna que se somariam às 160 milhões já encomendadas e que começaram a ser entregues no mês passado.

Uma das duas autoridades disse que parte das doses contempladas pelo novo acordo poderiam ser entregues até junho.