Andreza Matais

Andreza Matais

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Irmão de Janja vira coordenador de prefeita que empregou filho de ministra

Depois do filho da ministra Nísia Trindade (Saúde), o irmão da primeira-dama Janja da Silva é o novo auxiliar da prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV). Luiz Cláudio da Silva (homônimo do filho do presidente Lula) passou a integrar a coordenação da pré-campanha à reeleição da prefeita.

O assessor especial de Magdala Furtado (PV), André Bandeira, não deixou dúvidas em conversas com a coluna sobre como o irmão da Janja saiu de Curitiba (PR), onde mora, e foi parar numa campanha eleitoral em Cabo Frio, na Região dos Lagos fluminense.

"Magdala é a candidata do Lula. O governo federal a está ajudando de todas as maneiras", afirmou.

Questionado se Luiz Cláudio foi indicado pelo presidente, respondeu: "É. O Lula está investindo muito na cidade. Trazendo obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] para cá, tem os ônibus elétricos para transporte gratuito. Creche em tempo integral pelo PAC. Além da saúde, tem muita coisa. Magdala é indicação do Lula", disse o braço-direito da prefeita.

Entre integrantes da pré-campanha, Luiz Claudio é chamado de "Janjo". Ele é publicitário e ninguém sabe dizer se já atuou na coordenação de uma campanha antes. "O Luiz Cláudio é da política, né? Experiente na política. A esposa dele já foi vereadora no Tocantis. É político", assegurou o assessor da prefeita.

O UOL conversou ontem (17) com Luiz Claudio em dois momentos. Num primeiro contato, ele foi informado que a reportagem era sobre sua atuação na campanha de Magdala. Ele disse que estava na estrada e responderia no dia seguinte.

Em um segundo momento, pediu que enviasse as perguntas por email e respondeu laconicamente "não" à pergunta sobre se participa da coordenação. A reportagem questionou então qual papel desempenha na campanha e não houve mais resposta. A coluna apurou que ele desembarcou em Cabo Frio há pelo menos um mês.

O Palácio do Planalto foi procurado na noite de sexta-feira.

A assessoria do presidente Lula disse que o presidente "não fez indicação [do seu cunhado] e não está atuando para o governo ajudar a candidatura dela [Magdala]".

A assessoria da primeira-dama não respondeu até o fechamento desta edição.

Continua após a publicidade

Após a publicação, a prefeitura de Cabo Frio soltou nota na qual informa que o irmão de Janja "não exerce nenhuma atividade ou função na atual gestão municipal", fato não tratado na reportagem. A nota não comenta sobre o envolvimento dele na campanha. Informa, ainda, que André Bandeira "não responde por qualquer questão envolvendo a gestão municipal" e que hoje é "apenas pré-candidato a vereador".

A informação sobre a participação de Luiz Claudio na campanha foi revelada pelo blog local Talk Show dos Lagos.

Filho da ministra

O governo federal já privilegiou Cabo Frio com recursos extras do Ministério da Saúde, uma pasta controlada pelo PT.

Em janeiro, a ministra Nísia Trindade enviou R$ 51 milhões a mais para a cidade de verba para despesas com atendimento de alta e média complexidade. Vinte um dias depois, o filho da ministra foi nomeado secretário municipal de Cultura. Como o irmão de Janja, Marcio Lima Sampaio também não tinha nenhuma ligação com a cidade antes disso.

Cabo Frio foi o único município do RJ beneficiado na portaria com recursos extras do ministério, o que desgastou a ministra. Nísia costuma responder que atendeu a uma demanda do município e que não será intimidada com questionamentos sobre a contratação do filho.

Continua após a publicidade

Como mostrou a coluna, logo após a operação envolvendo recursos públicos, a prefeita foi recebida pelo presidente Lula no Palácio do Planalto. A assessoria da prefeita diz que ela também conversou com Janja nessa ocasião.

Um dia depois do encontro, Magdala trocou o PL pelo PV e anunciou que sairia candidata à reeleição com o apoio do PT. O partido de Lula já tinha pré-candidato e dispensou o correligionário para compor com Magdala.

O deputado Lindbergh Farias e Benedita da Silva, ambos do PT do Rio, também atuam na campanha de Magdala. O deputado já disse à coluna que o objetivo do PT é entrar numa região dominada pela direita.

Em 2022, Magdala havia pedido votos para Jair Bolsonaro (PL) ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em Cabo Frio, Bolsonaro teve 81.373 votos no segundo turno ante 40.668 votos recebidos por Lula.

Ontem Lindbergh e Benedita estiveram em Cabo Frio para tratar da campanha. O PT tem trabalhado também para assumir a secretaria de Obras da cidade.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes