Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Campanha vê em Michelle potencial para 'humanizar' figura de Bolsonaro

Do UOL, em Brasília

26/07/2022 12h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O discurso da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, durante a convenção do PL no último domingo foi bastante comemorado pelos integrantes da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. Agora, o foco é traçar novas participações de Michelle com o intuito de "humanizar" a figura do presidente.

Foi no discurso de Michelle, por exemplo, que a campanha conseguiu captar imagens de Bolsonaro emocionado, chorando. Essas imagens já estão e serão ainda mais utilizadas ao longo da campanha para reforçar o lado humano do presidente.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal adversário de Bolsonaro, tem usado a presença de sua esposa, a Janja, em todos os seus eventos pelo país.

A alta rejeição de Bolsonaro entre o eleitorado é considerada um dos maiores desafios da campanha. Nas palavras de um auxiliar, no entanto, o presidente dificilmente vai conseguir mudar o seu perfil e quebrar essa resistência sozinho.

Justamente por isso, Michelle deve ser cada vez mais usada pela campanha, em viagens ao lado de Bolsonaro.

Uma ala da campanha defende até mesmo que a primeira-dama tenha uma agenda paralela de eventos pelo país. Mas a aposta mais alta no momento é que Michelle tem potencial de agregar mais como acompanhante de Bolsonaro.

Sem pressão

A ordem no comitê de campanha, porém, é não pressionar Michelle e sim convencê-la de sua importância de circular ao lado do marido pelo país.

A primeira-dama acabou desistindo de última hora de participar as inserções do PL há alguns meses, alegando alguns problemas de saúde na ocasião. Agora, a ideia é que a primeira-dama finalmente participe também da campanha oficial de rádio e TV.

Para além da base

A avaliação feita após o discurso de Michelle no último domingo é que ela tem capacidade de 'furar a bolha' e falar para além da base já fechada com Bolsonaro.

Evangélica, Michele seguiu exatamente o script traçado pela campanha e destacou ações do governo Bolsonaro para as mulheres e no Nordeste.

Segundo integrantes da campanha, Michelle consegue dialogar com cristãos, além dos evangélicos, e demonstrou no palco do Maracanãzinho uma habilidade política que precisa ser explorada.

Veja mais informações no podcast do UOL, o Radar das Eleições.