Carla: após Milei tirar Argentina da COP29, aumenta pressão para G20 no Rio
A decisão de Javier Milei de ordenar a retirada da delegação argentina da COP29, em Baku, no Azerbaijão, também causa apreensão sobre outro evento diplomático que acontecerá em breve — e dessa vez no Brasil: a cúpula do G20 do Rio de Janeiro na próxima semana, apontou a colunista Carla Araújo durante o UOL News desta quarta-feira (13).
A chefe da sucursal do UOL em Brasília destacou que, se a tensão já era alta pela relação estremecida entre Milei e o presidente Lula (PT) — o petista já disse que Milei lhe devia um pedido de desculpas —, a atitude negacionista do argentino é um elemento a mais de desconforto para a cúpula e para a capacidade da diplomacia em tomar grandes decisões.
O negacionismo e o terraplanismo persistem. A gente vê que na Espanha, no Brasil, em vários países no mundo estamos sofrendo com as mudanças climáticas, mas as pessoas insistem nesse negacionismo.
Tem expectativa também em relação à participação dele no G20, na semana que vem, em um possível não encontro com o presidente Lula —algo que está sendo acompanhado com certa apreensão. É uma relação que fica tensa também.
Quando ele toma essas atitudes que diplomaticamente tem efeitos, no Brasil, a gente já começa a pensar: o que pode fazer Milei e sua delegação argentina chegando no Rio de Janeiro? Aumenta a apreensão para o que fará, o que falará e como se comportará o presidente argentino no Rio de Janeiro, para além de tirar a Argentina de discussões tão importantes em relação às mudanças climáticas.
Carla Araújo
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613) Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Deixe seu comentário