Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Paulo Sérgio reforçará a Moraes pedido de teste das urnas na própria sessão

Ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira  - Roque de Sá/Agência Senado
Ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira Imagem: Roque de Sá/Agência Senado

e Paulo Roberto Netto, do UOL, em Brasília

30/08/2022 17h33Atualizada em 30/08/2022 17h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, terá um novo encontro nesta semana com o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e, segundo apurou o UOL, vai reforçar o pedido para que o Tribunal aceite fazer o teste de integridade das urnas eletrônicas nas próprias seções eleitorais que forem sorteadas.

Na avaliação de técnicos das Forças Armadas, o teste feito com eleitores reais é essencial para maior segurança do sistema de votação.

Atualmente, o TSE já realiza um teste de integridade das urnas que, no entanto, é realizado nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) no mesmo dia da eleição, e é acompanhado por empresa de auditoria externa. Hoje, o teste não tem a participação do eleitor e nem faz uso do sistema de biometria.

Na semana passada, os ministros tiveram um primeiro encontro e, de acordo com fontes da Defesa, Moraes demonstrou estar disposto a fazer a reunião entre técnicos que havia sido negada pelo ex-presidente do TSE, Edson Fachin.

A nova reunião está agendada para esta quarta-feira (31), às 10 horas.

Na conversa de amanhã, o foco do general Paulo Sérgio será tratar da possível viabilização do teste. Auxiliares do ministro dizem que o teste proposto não implica em nova votação pelo eleitor, não viola o sigilo do voto e não tem correlação com voto impresso.

Segundo fontes da Defesa, a ideia é que, após terem votado normalmente em uma urna, os eleitores que forem voluntários usem a sua biometria para destravar a urna que será testada na própria sessão.

No TSE, porém, há uma resistência da área técnica principalmente em razão da proximidade das eleições. A avaliação feita pelo Tribunal é que faltando pouco mais de um mês pro primeiro turno pode ser difícil realizar a alteração.

O TSE, inclusive, iniciou nesta segunda-feira (29) os procedimentos de assinatura digital e lacração dos sistemas que serão utilizados nas eleições deste ano.