Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Bolsonaro prepara agenda de campanha em Garanhuns, terra natal de Lula
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve participar no próximo sábado (17) de uma agenda de campanha na terra natal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Garanhuns (PE).
A informação, já divulgada pelo podcast do UOL, o Radar das Eleições, foi confirmada por fontes da campanha à reeleição e pelo ex-ministro Gilson Machado (PL), que concorre a uma vaga ao Senado pelo Estado.
À coluna, o ex-ministro do Turismo minimizou as chances de alguma hostilidade local a Bolsonaro e afirmou que "Garanhuns não é terra de Lula apenas". "Pernambuco não tem dono, além do mais sou muito mais pernambucano que ele", disse Gilson, afirmando que é tocador de sanfona e Lula, não.
Agenda em PE inclui motociata e marcha para Jesus
A expectativa é que Bolsonaro chegue em Pernambuco no sábado de manhã e participe de uma motociata. Segundo o ex-ministro, a ideia é repetir o trajeto que já foi feito na região no ano passado e Bolsonaro deve passar de moto por Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru.
Depois, no início da tarde, Bolsonaro participará da Marcha para Jesus no centro de Garanhuns. A ideia é que o presidente embarque logo depois para Londres, onde participará do funeral da Rainha Elizabeth II.
Lula já esteve na cidade
Em julho, o ex-presidente Lula foi a Garanhuns e atraiu um grande público, com caravanas de várias cidades. Não houve número de presentes estimado pela polícia nem pelo PT.
Conforme mostrou reportagem do UOL, eleitores locais enfrentaram longas filas e uma verdadeira saga para "realizar o sonho" de ver o ex-presidente.
Antes do ato político no estado, Lula visitou a réplica da casa em que nasceu e morou com a mãe, Dona Lindu, e os irmãos no sertão pernambucano. O petista se mudou com a família para São Paulo em 1952, aos sete anos, para fugir da fome.
Bolsonaro volta a Caruaru, após vaias
No dia 23 de junho, Bolsonaro foi com Gilson Machado na festa de São João em Caruaru (PE). O presidente foi breve em seu discurso, que durou 23 segundos: "É uma satisfação muito grande estar no Nordeste", disse.
O público que acompanhava o evento se dividiu entre aplausos, palavras de ordem contra o atual governo e em apoio do ex-presidente Lula,
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.