Topo

Carolina Brígido

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quanto tempo vão durar os votos no julgamento de Bolsonaro no TSE

Ministro Benedito Gonçalves, relator da ação contra Jair Bolsonaro no TSE - Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Ministro Benedito Gonçalves, relator da ação contra Jair Bolsonaro no TSE Imagem: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Colunista do UOL

22/06/2023 13h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disseram à coluna em caráter reservado que têm a expectativa de votos relativamente curtos no julgamento da ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A exceção é o relator, Benedito Gonçalves, que deve apresentar um voto mais longo, com mais de uma hora de duração.

Depois de Gonçalves, os outros seis ministros votarão. O esperado na corte é que cada um deles fale por, no máximo, meia hora.

Os votos começarão a ser proferidos na terça-feira (27). Gonçalves deverá ocupar toda a sessão com seu voto. Caso a previsão dos ministros se concretize, os outros seis votos caberiam em uma única sessão, na quinta-feira (29).

Se algum ministro se alongar um pouco mais, existe ainda a possibilidade de convocação de uma sessão extra na semana que vem para que o julgamento seja finalizado ainda neste mês. Em julho, o TSE estará em recesso.