Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Com quase 6 anos de duração, caso das fake news deve terminar só em 2026

Passados quase seis anos da abertura do inquérito das fake news, o STF (Supremo Tribunal Federal) vem sofrendo pressão para encerrar as investigações. Não apenas o Congresso, mas os próprios ministros da Corte querem finalizar o caso logo. Apesar de todos os esforços, porém, as apurações devem se arrastar até 2026, perto da eleição presidencial.

Ontem (16), o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito, estendeu por mais 180 dias o prazo para a Polícia Federal concluir o inquérito. Ou seja, os investigadores terão até meados de junho de 2025 para entregar o relatório final.

Segundo Moraes, ainda falta identificar os envolvidos no chamado "gabinete do ódio", que atuou na gestão Bolsonaro. Os investigadores ainda precisam ouvir mais de 20 pessoas e analisar dados de quebras de sigilo bancário e fiscal.

Depois de apresentado o relatório da PF, a PGR (Procuradoria-Geral da República) vai analisar se apresenta ou não denúncia contra os investigados. Desde 2019, o inquérito mirou centenas de pessoas. Avaliar a situação de cada uma delas não será tarefa rápida.

Ainda que a PGR consiga realizar esse trabalho em tempo recorde, a denúncia seria apresentada apenas em agosto, porque em julho o STF estará em recesso. Em seguida, o tribunal vai decidir, em julgamento, se recebe ou não a denúncia contra os eventuais acusados. Lá se vai pelo menos mais um mês.

Se recebida a denúncia, será aberta uma ou mais ações penais. A burocracia de praxe indica que será necessário pelo menos mais um mês para essa autuação ocorrer.

No plano imaginário, estamos em outubro de 2025. Seria, então, iniciada uma nova etapa nas investigações, com depoimentos de testemunhas, de acusados e produção de novas provas. Nesse cenário, o mais provável é que o julgamento final dos investigados fique para 2026.

Na semana passada, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse à imprensa que o inquérito seria encerrado no fim deste ano, mas o ataque com bombas na frente do STF adiou isso mais uma vez.

"Tenho expectativa de que, com as denúncias, o inquérito vai se transformar em ação penal. Ou seja, nós vamos ter um mar ainda um pouco agitado ao longo do próximo ano, pelo menos uma boa parte do próximo ano", disse Barroso.

Continua após a publicidade

A previsão é que o mar agitado avance rumo a 2026. No STF, há preocupação no sentido de que o caso das fake news não respingue no processo eleitoral. No entanto, parece inevitável que isso aconteça.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

12 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Lourival Andrade Nascimento

Dou à senhora o benefício da dúvida, algo que a senhora NEGA aos assinantes do Uol. "O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL." Se sou responsável Civil e Penalmente pelo que escrevo, intuo que a senhora e colegas CENSURAM pelo fato de a verdade lhes desnudar impiedosamente, como os farsantes merecem. Sei que quem paga escolhe a pauta, e já assino a Revista Oeste e Gazeta do Povo, que merecem mais credibilidade do povo, tanto é assim, que eles crescem e vocês DEFINHAM, coisa que o IVC nos mostra. E a senhora Ombudsman me dá razão quando reclamo da CENSURA. " Se a condição de saúde do Presidente é alvo de especulação da Faria Lima, não faz sentido escondê-la para quem lê e paga pelo conteúdo da Folha, (você) por mais irritação que isso possa gerar." Eu que assino o Uol então pergunto à senhora e à Ombudsman Alexandra, por quais motivos vocês CENSURAM com apoio da mesma Alexandra? SALVEI!

Denunciar

Lourival Andrade Nascimento

Em caso de CENSURA, coisa normal no Uol, replicarei o meu comentário nas redes sociais da imprensa concorrente, Instituições, Congressistas e pessoas comuns como eu, para que mais pessoas saibam o que vocês fazem para ajudarem, a soldo, a implantação do Supremo Autoritarismo Petista. A Folha, dona do UOL, experimentou dia desses a CENSURA do Diretor da PF e vocês ficaram quietinhos, aquela coisa de que um morde, o outro assopra. No meu caso, reajo lhes expondo. 

Denunciar

Lourival Andrade Nascimento

Mesmo com seu ativismo, Carolina, o Dólar pipoca, a Bolsa soluça, a Economia é asfixiada pela gastança, Servidores estão indignados com o confisco de quase todo o 13º salário após o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, reconhecer uma dívida da estatal com o Postalis, fundo de pensão dos funcionários, que ultrapassa os R$7,5 bilhões. O processo corria na Justiça, mas, a assinatura do Contrato de Confissão de Dívida, em fevereiro deste ano, antecipou o pagamento da montanha de dinheiro. O fundo de pensão foi usado em investimentos pelo Banco Mellon, mas só trouxe prejuízo, rombo Fiscal beira os 120 Bilhões de Reais, no Lula 3 a Dívida em relação ao PIB chega a 11%, Dívida Pública aumenta em DOIS TRILHÕES DE REAIS no Lula 3, nordestinos sem água, nordestinos fazendo fila para ganharem carcaças de peixes para aliviar a fome, mas o PIX do Uol não falha. Só que a Globo engole vocês com milhões para propaganda e isenções fiscais. 

Denunciar