PUBLICIDADE
Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ex-presidente da Alerj, Jorge Picciani morre em São Paulo

24.mai.2017 - Ex-presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), Jorge Picciani  - Armando Paiva/Agif/Estadão Conteúdo
24.mai.2017 - Ex-presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), Jorge Picciani Imagem: Armando Paiva/Agif/Estadão Conteúdo
Chico Alves

Chico Alves é jornalista, por duas vezes ganhou o Prêmio Embratel de Jornalismo e foi menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog. Foi editor-assistente na revista ISTOÉ e editor-chefe do jornal O DIA. É co-autor do livro 'Paraíso Armado', sobre a crise na Segurança Pública no Rio, em parceria com Aziz Filho.

Colunista do UOL

14/05/2021 08h21

Morreu na madrugada de hoje o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) Jorge Picciani. Ele tinha 66 anos e faleceu no Hospital Vila Star, em São Paulo. Picciani se tratava há muito tempo de um câncer na bexiga.

Elegeu -se deputado pela primeira vez em 1990 e foi presidente da Alerj de 2003 à 2010 e também de 2015 a 2017. Por muitos anos foi considerado um dos políticos mais poderosos do Rio.

Em 2017, Picciani foi preso como resultado das investigações feitas pela força-tarefa da Operação Lava Jato, que o acusou de comandar -- junto com outros ex-presidentes da Alerj, Edson Albertassi e Paulo Melo, -- um esquema de distribuição de propinas entre deputados para favorecer empresários da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). Posteriormente foi beneficiado por prisão domiciliar.

Picciani também era pecuarista e o grupo Monte Verde, do qual era presidente, é considerado referência na reprodução assistida de gado Nelore e GIR leiteiro no Brasil.

Era casado com Hortência Oliveira Picciani e tinha quatro filhos. O velório será no Palácio Tiradentes, sede da Alerj.