Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Evento fake no jogo do Brasil, à frente da Aman, é divulgado a 'patriotas'
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Circulou nos últimos dias em grupos bolsonaristas de aplicativos de mensagens a convocação para evento que seria realizado hoje à frente da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), na cidade de Resende, no sudoeste fluminense. O local está ocupado há vários dias por manifestantes favoráveis a Jair Bolsonaro, contrários ao resultado da eleição vencida por Luiz Inácio Lula da Silva. O convite informa que o jogo seria exibido no telão, acompanhado de show, presença do filho 04 de Bolsonaro, Jair Renan, e churrasco para duas mil pessoas. O evento, na verdade, não existe.
"Atenção patriota, venha torcer para o Brasil. Venha assistir a estreia do Brasil na Copa. Telão em frente a Aman com churrasco liberado para as primeiras 2 mil pessoas", diz o material gráfico que circulou no WhatsApp e Telegram.
O cantor Julinho Marassi, que faz dupla com Gutenberg, e aparece no convite como uma das atrações, desmente que vá haver a festa. "É tudo mentira", disse ele à coluna.
A Aman é a instituição de ensino superior responsável pela formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro, entre eles o próprio presidente Bolsonaro. Manifestantes estão no local como fazem outros grupos nas proximidades de quartéis em vários estados do país.
Com receio de que muitas pessoas vão ao local, bolsonaristas que estão acampados à frente da academia divulgaram ontem uma versão do convite com a inscrição: "Não existe essa possibilidade. Infiltrados querendo enfraquecer o movimento".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.