Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

De Lula a Temer, políticos usam Dia dos Namorados para agitar as redes

Ex-presidente Michel Temer e presidente Lula - Reprodução do Instagram e reprodução de vídeo
Ex-presidente Michel Temer e presidente Lula Imagem: Reprodução do Instagram e reprodução de vídeo

Colunista do UOL

12/06/2023 16h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Políticos brasileiros de várias tendências aproveitaram o Dia dos Namorados, comemorado hoje, para dar uma pausa nos temas áridos do cotidiano do Congresso e do Palácio do Planalto. O romantismo foi a tônica nas redes sociais de vários deles, alguns até com formatos surpreendentes.

Esse foi o caso do ex-presidente Michel Temer, que publicou no Instagram um vídeo em que aparece sua foto em fundo cor-de-rosa. "Coloque seus polegares no X", orienta uma voz feminina. "Cuidado para não se emocionar". Em seguida, Temer surge frente a um fundo de vários corações e ao som de um bolero.

O político mais citado nas redes relacionado com o Dia dos Namorados foi o presidente Lula, que em toma de brincadeira disse na campanha que iria criar o "Ministério do Namoro" se ganhasse a eleição. A promessa foi cobrada de forma bem-humorada pelos internautas e o presidente foi obrigado a citar o assunto na fala após o encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Lula pediu desculpas aos jornalistas por dificultar o encontro dos repórteres com seus pares românticos. "Provavelmente muitos de vocês marcaram um almoço com a namorada ou com o namorado, e eu consegui impedir isso", disse, sorrindo. "Desculpem, eu fiquei de criar o Ministério dos Namorados e não criei, e nem criei condições de namorar no almoço. Fica para a próxima vez.. ou à noite, porque ainda não acabou".

O presidente postou esse trecho do pronunciamento em suas redes, com um desabafo: "Hoje é dia dos Namorados e não criei o Ministério do Namoro. Nem consegui almoçar ainda com a Janja".

A maioria das postagens sobre esse 12 de junho foi feita por políticos de esquerda. O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) publicou no Instagram a foto em que beija a mulher, Natália, em uma festa junina. Os deputados Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ) postaram fotos no Twitter declarando amor um ao outro.

O presidenciável Ciro Gomes, do PDT, escreveu no Instagram, para a mulher, Giselle: "Minha namorada, minha mulher, minha companheira". A frase romântica está abaixo de uma foto dos dois.

Até a publicação deste texto, o ex-presidente Jair Bolsonaro não tinha publicado nas redes nenhuma declaração a Michelle Bolsonaro e vice-versa.