Topo

Crise Climática

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nova época geológica? Pesquisa identifica rocha de plástico em ilha no ES

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/01/2023 11h00

Esta é parte da versão online da newsletter Crise Climática enviada hoje (26). A versão completa, apenas para assinantes, traz detalhes de um acordo entre Cabo Verde e Portugal para a troca de dívidas por investimento verde. Quer receber o boletim completo na semana que vem, com a coluna principal e informações extras, por e-mail? Clique aqui e se cadastre.

_____________

Uma rocha natural demora milhares de anos para se formar. Por isso, a descoberta de uma rocha formada por plástico na ilha da Trindade (ES) chama a atenção para dois sintomas do estágio avançado da crise climática:

  • o ser humano está atuando como agente geológico;
  • a poluição por plástico está consolidada até mesmo em regiões remotas da Terra.

O material encontrado tem as características próprias de uma rocha e foi constituído pela interação entre detritos plásticos diversos trazidos por correntes oceânicas e sedimentos naturais da praia. Esse conglomerado pode ter se originado há apenas duas décadas (o plástico é um material moderna), mas os processos de datação de rochas não foram aplicados porque não servem para calcular formações recentes.

O ser humano foi o agente geológico em todas as etapas, desde disponibilizar essa poluição no oceano para que chegasse até a ilha, passando pela queima e aproximação desses materiais. Esse processo levaria milhares de anos sem a participação humana."
Geóloga Fernanda Avelar dos Santos

Fernanda dos Santos fez a identificação da rocha durante uma atividade de mapeamento de risco geológico para sua pesquisa de doutorado na UFPR (Universidade Federal do Paraná).

O estudo foi publicado pela revista Marine Pollution Bulletin. Uma análise anterior já havia encontrado rochas formadas por plástico no Havaí, nos EUA.

"Além dos pesquisadores de outras áreas, a comunidade geológica tem recebido muito bem os resultados desta análise. Essa era uma das minhas preocupações", comemora a pesquisadora.

Surgimento do plástico pode marcar nova era

Desde pelo menos 2012, a geologia discute se as atividades antrópicas, isto é, realizadas por humanos, alteraram o planeta de modo a gerar uma nova época geológica - o Antropoceno. Os geólogos formam uma comunidade acadêmica conservadora, que reluta em reconhecer uma mudança que representa uma fração mínima de tempo na história profunda do planeta, que tem 4,5 bilhões de anos. Mas uma validação formal desse entendimento pode ser votada no próximo Congresso Internacional de Geologia.

"Tenho ouvido de colegas da estratigrafia sedimentar uma defesa crescente do reconhecimento do antropoceno nesta votação", diz Fernanda dos Santos, que explica que os impactos dos testes nucleares sempre foram um marco central para essa discussão.

"Os antropocenistas [geólogos favoráveis ao reconhecimento] defendem o surgimento do plástico como um dos marcadores para essa nova época. A identificação de plástico em rochas pode converter este tipo de poluição em um indicativo cada vez mais importante do Antropoceno."

Trindade é a maior ilha do arquipélago vulcânico Trindade e Martim Vaz, no estado do Espírito Santo. Esses fragmentos do território brasileiro são áreas isoladas e inabitadas, com uma base avançada de pesquisa frequentada apenas por um número restrito de militares e cientistas.

Para Fernanda dos Santos, o fato de a rocha de plástico ter sido detectada nesse ambiente remoto é indicativo do alto nível de poluição por plástico no Atlântico Sul.

A descoberta foi feita por acaso, já que a pesquisadora não vinha se dedicando aos impactos da poluição marinha. "Depois desse trabalho, eu passei a me preocupar mais com a poluição por plástico", diz.

"Será que é este o legado que a nossa geração quer deixar para o registro geológico? O descontrole do lixo, o desequilíbrio com a natureza? Como mudar esse futuro geológico?", indaga.

Um tratado internacional para controlar a poluição plástica em nível global está em discussão na ONU e deve ser concretizado até o ano que vem. Se bem desenhada, a medida pode representar o golpe final para a indústria de combustíveis fósseis, que vê no plástico sua chance de sobrevivência em meio ao avanço das energias renováveis e da eletrificação do transporte neste século. As Nações Unidas consideram que a poluição plástica pode atrapalhar e até mesmo impedir a adaptação dos ecossistemas às mudanças do clima.

E o que mais você precisa saber:

Crianças Yanomami - Brasil Escola - Brasil Escola
Grupo de meninos pertencentes ao povo Yanomami, um grupo indígena que habita o norte da Floresta Amazônica.
Imagem: Brasil Escola

ONGs na Amazônia

O bolsonarismo sempre tentou criminalizar ONGs ambientalistas que atuam na Amazônia. O Globo revelou na terça (24) que a ONG evangélica Missão Caiuá recebeu quase R$ 900 milhões entre 2019 e 2022 que deveriam ter sido usados para garantir a saúde dos Yanomami. A entidade respondeu ao jornal que não levou os profissionais de saúde supostamente contratados às aldeias porque faltou transporte. O TCU (Tribunal de Contas da União) determinou ontem (25) a realização de uma auditoria dos gastos do governo Bolsonaro com este povo indígena. A crise humanitária entre os Yanomami recebe extensa e aprofundada cobertura internacional, incluindo NYT, Washington Post, Reuters, Time, The Guardian, BBC, Al Jazeer e, Le Monde.

bruno e dom - Reprodução/ Facebook - Reprodução/ Facebook
Manifestantes pedem justiça para Bruno Pereira e Dom Phillips durante velório
Imagem: Reprodução/ Facebook

Bruno e Dom

O líder indígena Beto Marubo lembrou no Twitter que o indigenista Bruno Pereira foi afastado de seu cargo na FUNAI pela gestão Bolsonaro justamente após coordenar uma grande operação contra o garimpo ilegal na Terra Yanomami. Esta semana a Polícia Federal concluiu que o assassinato dele e do jornalista inglês Dom Phillips foi encomendado pelo traficante Dario da Silva Villar, o Colômbia. Para o Observatório dos Direitos Humanos de Povos Indígenas e Isolados, a confirmação traz alívio, mas a organização defende a apuração do envolvimento de servidores públicos, civis ou militares, por ação ou omissão, além do esclarecimento do assassinato do colaborador da FUNAI Maxciel Pereira, na mesma região, em 2019.

brumadinho - Divulgação/Corpo de Bombeiros - Divulgação/Corpo de Bombeiros
Barragem brumadinho tragédia
Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Brumadinho

A justiça finalmente denunciou as empresas envolvidas no rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) por crimes ambientais. Os crimes praticados pelas pessoas jurídicas neste caso estavam a ponto de prescrever nesta quarta (25) ao completarem quatro anos, depois de uma sucessão de manobras jurídicas por parte das companhias. Além de crimes ambientais, as pessoas físicas também foram indiciadas por 270 homicídios qualificados.

Parto

Um iceberg de 1.550 quilômetros quadrados - o tamanho da cidade de São Paulo - se desprendeu da calota polar Antártica no dia 22. O ?parto?, como definem os glaciologistas, foi flagrado por satélites e teve origem na fenda Chasm-1, detectada pela primeira vez em 2012. O novo iceberg é ligeiramente maior do que o A74, originado na Antártica em fevereiro de 2021.