Topo

Fabíola Cidral

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Derrotada em Alagoas, Heloísa Helena vai se candidatar pelo Rio

Colunista do UOL

17/03/2022 19h57Atualizada em 18/03/2022 12h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Já chorei muito por causa disso porque eu queria ficar no estado (Alagoas), mas há uma decisão do partido (Rede) de a Marina Silva sair por São Paulo e eu pelo Rio de Janeiro."

Assim a ex-senadora Heloísa Helena, da Rede, começa a explicação sobre a mudança de domicílio eleitoral de Alagoas, onde perdeu as duas últimas eleições, para o Rio de Janeiro. "A probabilidade de eu ser candidata no Rio é gigantesca", conta a porta-voz da Rede que participou do UOL Entrevista desta quinta.

As ex-senadoras Heloísa e Marina sairão como candidatas a deputada federal com o objetivo de alavancar votos e aumentar a bancada da Rede no Congresso. O partido, que recentemente aprovou a federação com o PSOL para as eleições de 2022, tenta sobreviver.

Depois de deixar o Senado e de ser derrotada nas eleições presidenciais de 2006, Heloísa voltou a dar aula. Em 2008, foi eleita vereadora por Maceió. Ocupou o cargo por dois mandatos, mas fracassou ao tentar obter o terceiro, em 2020. Também não conseguiu se eleger deputada federal em 2018.

"Fui derrotada eleitoralmente várias vezes, mas sigo invencível politicamente. Não fiz acordos sujos. Independentemente do estado onde estarei, seguirei defendendo as pautas para o Brasil"

Em entrevista ao UOL nesta quinta-feira, Heloísa Helena ficou irritada ao ser questionada se não é estranho ela sair candidata por um estado onde nunca morou por muito tempo. Ela está no Rio há apenas três meses.

"O que vale é o lugar onde você nasceu? O que vale não são as pautas que você defende? Então, os nordestinos que saíram a construir estados importantes não podem se candidatar nesses estados? Tem lugar para todo mundo no Rio de Janeiro".

E finaliza:

"O rio é uma cidade amorosa demais. Não vejo esse comportamento bairrista, conservador".

Expulsa do PT em 2003, Heloísa Helena não poupou críticas ao ex-presidente Lula durante a entrevista. Disse que o partido está dividido e nenhuma força humana vai obrigá-la a apoiar Lula:

E disse também que não acredita na inocência do ex-presidente nos casos de corrupção cometidos durante os seus governos, apesar das decisões judiciais favoráveis a Lula: