Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Maternalismo alimenta bolsonaristas que não sabem perder

Colunista do UOL*

22/11/2022 17h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Por Redação UOL Notícias

Na Live UOL desta terça-feira (22), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil falou sobre atos antidemocráticos que ainda bloqueiam estradas de várias regiões do país e que foram considerados "terroristas" pela Polícia Rodoviária Federal, após o diretor-geral, Silvinei Vasques, ter saído de férias.

"Esses atos bolsonaristas já começaram radicais, logo depois do resultado eleitoral, no primeiro dia. Bloquear estradas é algo que não se pode fazer. A população tem o direito de ir e vir. Se você está bloqueando estrada, tem de ser levado para a delegacia, você está comprometendo a vida de compatriotas, prejudicando as pessoas e setores produtivos", disse.

Para Felipe Moura Brasil, o maternalismo com o qual o grupo tem sido tratado por figuras como a deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB-SP) alimenta suas condutas de adultos mimados.

"Me incomoda o maternalismo. Apesar de estarem em uma bolha, essas pessoas estão vivendo aqui na Terra e estão submetidas à legislação como todos os outros brasileiros", comentou. "E a radicalização vai aumentando com esse comportamento de gente mimada que não foi educada na infância a saber perder. Daí a importância do esporte. Nós estamos num momento de Copa do Mundo que pode mostrar que é preciso saber perder. Se você pratica um esporte, não vai ganhar sempre. E tem gente que não sabe perder, a começar pela liderança desse grupo político, que é Jair Bolsonaro."

O colunista defendeu uma mudança no tratamento que tem sido dado aos apoiadores do atual presidente.

"As pessoas precisam ser tratadas como as adultas que são. Que infantilização geral é essa? Elas entram numa bolha de WhatsApp, não conhecem o eleitorado de Lula e acham que podem fazer o que quiserem e que, se ficarem na estrada, o Supremo Tribunal Federal vai reverter o resultado eleitoral?", disse Moura Brasil, repudiando a alienação.

O vazamento de um áudio com teor golpista, gravado pelo ministro Augusto Nardes, do TCU (Tribunal de Contas da União); e a fala em que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defende a manutenção do orçamento secreto, também foram assuntos da Live UOL.

Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 14h às 15h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.