Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Debate invertido: fura-se teto antes de fazer corte e definir âncora fiscal

Colunista do UOL*

25/11/2022 21h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Por Redação UOL Notícias

Na Live UOL desta quinta-feira (24), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil falou sobre o nível de "loucura" em que chegou o debate sobre a questão fiscal no Brasil.

"Está tudo completamente invertido. Estamos discutindo o valor que deve ficar fora do teto, antes de discutir os cortes dos gastos mal feitos, sem qualquer compromisso de que esses cortes existirão e antes de se estabelecer qual é a nova regra que será posta no lugar da do teto de gastos", comentou.

Felipe Moura Brasil falou também sobre a relação dos políticos com a ideia de afrouxamento do teto, debatido pela equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Os políticos dizem que não serve, que está ultrapassado porque eles não fazem o trabalho mais duro, necessário para cumprir as regras e se gastar dentro do teto. Não querem tirar o dinheiro que eles usam para ter poder, não querem tirar dinheiro de grupos de pressão que possam se voltar contra eles", afirmou o colunista, que falou sobre as expectativas para os próximas semanas.

"Essa novela vai durar ao longo das próximas semanas. E imagino que, nesses dias, Lula e Arthur Lira [presidente da Câmara], os dois que têm mais poder ali no Congresso Nacional, vão precisar estabelecer alguma diretriz dentro dos interesses de cada um. E vai ter reação de gente mais técnica, mais coerente e mais pragmática que sabe que não dá pra entregar tudo nem pra um nem pra outro", afirmou Moura Brasil.

A declaração da culinarista Bela Gil, integrante do grupo de transição, que disse ser contra o nome de Simone Tebet no comando do ministério do Desenvolvimento Social; e a fala do vice-presidente Hamilton Mourão, que afirmou que a ação do PL sobre as urnas "não vai prosperar" também foram assuntos da Live UOL.

Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 14h às 15h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.