Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Posse de armas não pode ser debatida de forma binária

Colunista do UOL*

05/01/2023 18h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Por Redação UOL Notícias

Na Live UOL, desta quinta-feira (5), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil comentou a prisão do influenciador digital Maciel Carvalho, acusado de falsificar um CPF para adquirir armas como CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador).

O empresário já atuou tanto como advogado como uma espécie de coach de imagem para Jair Renan, filho do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Para Felipe Moura Brasil, o caso envolve várias falhas, como a facilidade de acesso a uma arma sem o preenchimento de pré-requisitos legais.

"Ele conseguiu o registro por meio de um CPF falso, o que já mostra um problema de triagem, de filtro, um problema de facilidade de acesso à arma sem o preenchimento dos pré-requisitos legais", comentou.

"Houve também o caso recente de um bolsonarista que planejou explodir um caminhão-tanque, nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília. Ele possuía um registro de CAC e tinha um arsenal em casa. Então, por meio de um registro obtido legalmente, há pessoas completamente incapacitadas mentalmente para ter a licença e, eventualmente, o porte da arma. Além disso, há maneiras de se burlar o sistema para a obtenção do registro de forma ilegal".

Na opinião do colunista, o debate sobre o porte de armas precisa ir além do binarismo e do "nós contra eles".

"A questão das armas não pode ser debatida nesse binarismo que tomou conta do debate público, em razão do discurso populista do 'nós contra eles', que é o binarismo da claque bolsonarista —para quem os que têm qualquer tipo de ressalva para uma flexibilização da posse são, automaticamente, esquerdistas, socialistas, comunistas, etc. E o mesmo acontece com o outro lado, onde também se tem uma demonização. Quando você fica só no contra ou a favor, você para de olhar os detalhes", comentou Moura Brasil, criticando também a pregação armamentista feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, durante todo o seu mandato.

Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 16h às 17h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.