Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Esquerda enfraqueceu lei antiterror que pode enquadrar bolsonaristas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
*Por Redação UOL Notícias
Na Live UOL, desta segunda-feira (9), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil comentou os atos de golpistas que entraram na Esplanada dos Ministérios, na tarde de domingo (8), invadiram e depredaram áreas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal).
Para Felipe Moura Brasil, é preciso responsabilizar e punir todos os que participaram direta ou indiretamente do episódio.
"A fila de policiais escoltando bolsonaristas é uma das cenas mais vergonhosas da história da Segurança Pública nacional. É preciso haver uma apuração detalhada para determinar as responsabilidades nessa esfera, já que a omissão deliberada está muito clara", comentou.
Na análise do colunista, a dificuldade de enquadrar os golpistas na Lei Antiterrorismo confirma que, em alguns casos, o corporativismo de grupos políticos impede a devida punição de adversários.
"Sobre a Lei Antiterrorismo, compartilhei um tuíte meu de 2015 [Senado aprovou texto-base do projeto que tipifica terrorismo, contra a vontade do PT, que legitima o terrorismo dos 'movimentos sociais']. É possível encontrar nas ferramentas de busca, manchetes das revistas aliadas do petismo mostrando que aquela lei iria criminalizar manifestantes e etc. Por causa disso, pode haver uma facilitação, uma dificuldade de enquadramento em terrorismo desses bolsonaristas golpistas. Para ver como o corporativismo, às vezes, impede a devida punição de adversários políticos. Preocupado em proteger os seus, você acaba blindando os adversários. E foi isso o que aconteceu. Lamentavelmente, o petismo ajudou lá atrás esse bolsonarismo de agora", disse Moura Brasil.
"Esse bolsonarismo que precisa ser responsabilizado e punido. Os imbecis que invadiram e depredaram patrimônio público produziram provas contra si próprios, já que a necessidade de afetar a valentia e um falso patriotismo é tão grande que eles precisam registrar aquilo que estão fazendo para fingir para os demais que estão realizando alguma coisa pelo País", comentou o colunista, lembrando também que o grupo teve oportunidade de se manifestar de forma correta antes.
"É uma gente completamente irracional. Onde eles estavam lá atrás para fazer a devida pressão argumentativa, ordeira, pacífica contra a impunidade daqueles corruptos e lavadores de dinheiro que ficaram livres? Poderiam ter feito isso da maneira correta para tentar evitar o mal maior. Onde estavam para criticar [o ex-presidente] Jair Bolsonaro (PL) por tudo aquilo com o que ele compactuou com toda essa geração que saiu impune? Eles estavam caladinhos".
Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 16h às 17h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.