Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Lula alimenta tensão que deveria ser resolvida entre instituições
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
*Por Redação UOL Notícias
Na Live UOL, desta quinta-feira (19), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil comentou as críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), feitas pelo ex-ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) do governo Michel Temer.
Para o general da reserva Sérgio Etchegoyen, Lula cometeu um ato de "profunda covardia" ao afirmar que perdeu a confiança em parte das Forças Armadas.
Em um contexto de críticas sobre a atuação do Exército durante a invasão e depredação do Palácio do Planalto, o presidente relatou falta de confiança em parcela dos militares da ativa. "Perdi a confiança, simplesmente. Na hora que eu recuperar a confiança, eu volto à normalidade", disse o petista.
Na análise de Felipe Moura Brasil, a declaração de Lula é resultado de insegurança e de uma ansiedade pueril.
"O presidente fica muito incomodado quando as pessoas não se ajoelham diante dele para rezar para São Lula. Ele precisa ter o controle de tudo e precisa ser visto como o chefe máximo, o único que manda. Quando sente que não é assim —que há pessoas que têm algum tipo de independência ou ressalvas— fica com essa ansiedade pueril de reafirmar a sua autoridade. E só reafirma autoridade o tempo todo quem não a tem na prática", comentou.
Para o colunista, esta não é uma briga partidária e deveria ser resolvida entre as instituições envolvidas.
"Lula está trazendo a público uma tensão que precisa ser resolvida entre as instituições, entre as pessoas que têm comando, cada um sobre a sua área — neste caso, os comandos civil, político e militar. Esta não é uma briga partidária para ser colocada no debate público dessa maneira", disse Moura Brasil, destacando a necessidade do presidente de controlar tudo e seu incômodo com a independência e autonomia dos outros.
Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 16h às 17h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.