Ação contra Glenn pode ser tentativa de intimidação, diz relator da ONU
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O relator da ONU sobre liberdade de expressão, David Kaye, vai cobrar do governo brasileiro explicações sobre a denúncia que o Ministério Público apresentou contra o jornalista Glenn Greenwald.
À coluna, o relator explicou que recebeu as informações sobre a investigação contra o jornalista americano. "Dado o papel de Greenwald como um jornalista cobrindo o governo brasileiro e questões políticas, eu acho extremamente preocupante que isso possa fazer parte de um esforço para intimidá-lo para que pare de fazer jornalismo", disse.
Durante o ano de 2019, Kaye enviou uma carta ao governo. Nela, o relator indicava que o governo brasileiro de Jair Bolsonaro tinha a obrigação de proteger Glenn.
Numa carta datada de 3 de julho de 2019, o relator deixou claro sua preocupação diante da situação vivida por Greenwald, sua família e seus assistentes.
No documento, o relator alertava para o assédio sofrido, inclusive online, pelo jornalista americano, assim como contra o deputado David Miranda, seu parceiro. O documento também denuncia ataques contra o editor-executivo do site The Intercept, Leandro Demori.
De acordo com a comunicação enviada a Brasília, o relator alerta que "é obrigação dos Estados instituir medidas eficazes de proteção contra ataques destinados a silenciar aqueles que exercem o seu direito à liberdade de expressão".
"Isto implica uma obrigação de se abster de tais ataques", aponta Kaye, que denuncia a atitude de deputados e membros do Executivo.
136 Comentários
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Se a participação realmente tivesse ocorrido, eu concordo. Só que eu DUVIDO! Inclusive, pelo histórico do caso. Caso não se lembrem ele procurou a Marcela e a Marcela o pos em contato com o Glenn. O que ele participou? O governo está fazendo a mesma coisa que o Trump fez contra o cara do Wikileaks, inventando uma acusação!
Ficou nítido pelas investigaçoes que esse senhor ultrapassou os limites éticos da função pois combinava ccom os criminosos o que iriam usar e quem iriam fazer interceptação quebrado um outro preceito constitucional que é a privacidade de cada cidadão e no pode em nome da liberdade de imprensa destruir outro direito constitucional de sigilo pessoal de suas correspondências , redes sociais. Portanto o meio não justifica os fins. Ele também praticou crimes crimes com o rakes e devem ser todos punidos pelos CRIMES que cometeram , sendo pagos por quem será!!!