Topo

Jamil Chade

Brasil vota contra resolução na OMS para garantir saúde a palestinos

Bolsonaro e Netanyahu durante a visita do brasileiro a Israel; premiê é o mais longevo da história israelense, mas corre o risco de perder a cadeira para rival - Presidência da República/Divulgação
Bolsonaro e Netanyahu durante a visita do brasileiro a Israel; premiê é o mais longevo da história israelense, mas corre o risco de perder a cadeira para rival Imagem: Presidência da República/Divulgação

Colunista do UOL

12/11/2020 09h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O governo brasileiro votou contra a aprovação de uma resolução na OMS para garantir saúde aos palestinos em territórios ocupados, incluindo em Jerusalém Oriental e Golã. O projeto é interpretado como uma crítica direta ao governo de Israel, um aliado de Jair Bolsonaro.

O projeto foi aprovado por 78 votos a favor e apenas 14 contra, além de 32 abstenções. Além do Brasil, votaram contra a proposta os EUA, alguns países europeus e Austrália, além do próprio governo de Israel.

Essa não é a primeira vez que o Brasil rompe com uma postura tradicional de apoio aos palestinos. Na ONU, debates sobre direitos humanos também revelaram uma mudança na postura no Itamaraty do chanceler Ernesto Araújo.

Na América Latina, países como Uruguai e Costa Rica optaram pela abstenção, enquanto Paraguai, Peru, Argentina, Chile, México, Cuba e Bolívia votaram a favor da proposta.

O governo americano de Donald Trump também tomou a palavra para criticar a resolução. "Os Estados Unidos consideram que o atual projeto de decisão não cumpre o nosso objetivo comum de uma Assembleia Mundial da Saúde centrada puramente na saúde pública, e que se abstém de destacar países numa base política", disse a delegação americana. "Pelo contrário, o projeto de decisão que temos diante de nós perpetua tal politização", alertou.

Washington ainda acusou os autores da proposta de se recusar a dialogar para adaptar o projeto.

"Os Estados Unidos não podem deixar passar esta decisão sem objeção. Tal como está, essa decisão é insuficiente na sua tentativa de melhorar a saúde dos palestinianos, e não ajuda a fazer avançar a causa de uma paz duradoura e abrangente entre Israel e os palestinianos", indicou.