Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com protestos, cidade italiana examinará cidadania honorária de Bolsonaro

01.nov.2021 - Protestos contra o presidente Bolsonaro em Anguillara Veneta, na Itália, onde ele recebeu o título honorário - PIERO CRUCIATTI / AFP
01.nov.2021 - Protestos contra o presidente Bolsonaro em Anguillara Veneta, na Itália, onde ele recebeu o título honorário Imagem: PIERO CRUCIATTI / AFP

Jamil Chade e Janaína Cesar

27/01/2023 14h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Moradores, partidos e associações da cidade de Anguillara Veneta organizarão uma manifestação neste sábado, 28, para pressionar a prefeitura Alessandra Buoso, do partido de extrema direita Liga Norte, a cancelar a cidadania honorária concedida ao ex-presidente Jair Bolsonaro em novembro de 2021.

O local é o berço da família italiana do ex-presidente. Vittorio Bolzonaro saiu da região com sua família para o Brasil, por volta de 1878. A mudança da ortografia no nome ocorreu por conta de um erro no cartório.

A cidadania honorária não garante qualquer tipo de benefício legal para que o ex-presidente possa se mudar para o país de seus ancestrais. Mas a decisão de conceder a homenagem abriu uma crise política e um processo judicial, diante da tentativa da oposição de cancelar o gesto feito pela prefeita.

O destino de Bolsonaro passou a ser um assunto político, com partidos ecologistas e de oposição na Itália pressionando o governo de Giorgia Meloni a não acolher o ex-presidente brasileiro.

Bolsonaro não fez uma solicitação de cidadania ao governo italiano, ainda que seus filhos tenham apresentado um pedido formal ao consulado no Brasil para acelerar os processos para que possam ter passaporte do país europeu.

A manifestação acontecerá em frente à prefeitura antes do início da reunião do Conselho Municipal marcada às pressas e sem aviso prévio aos políticos da oposição que sempre foram contrários a concessão da honraria. Entidades como a Associação Nacional dos Partigiani e o sindicato CGIL também apoiarão o ato contra a homenagem ao brasileiro. Nos cartazes distribuídos para convocar a manifestação, Bolsonaro é chamado de "golpista".

"O Conselho foi convocado em muito pouco tempo e sem nos consultar", disse Antonio Spada, líder da Lista cívica "Vivere Anguillara Insieme".

Spada explica que "a oposição havia pedido uma reunião no conselho para discutir algumas de moções entre elas o pedido de cassação da cidadania honorária dada a Bolsonaro, pois além de não exercer nenhum cargo no Brasil, não tem os requisitos para representar os migrantes italianos, ainda mais depois do que está acontecendo no país", disse o italiano.

"No entanto, é triste constatar que a administração convocou o Conselho para sábado, 28, às 10 horas da manhã, sem nos consultar, simplesmente nos comunicou três dias antes (da reunião), mesmo sabendo que entre alguns não poderão comparecer porque estão no trabalho", comentou.

Spada disse que a oposição pediu para que o Conselho fosse realizado em outro horário, mas até o fechamento da matéria não havia tido nenhuma resposta da prefeita.

Segundo o político, "a jogada da administração é simples: ao convocar o vereador em pouco tempo e colocar imediatamente nossos pontos em votação, a prefeita quer impedir nossa própria presença na sessão (e evitar que haja mais oradores) e ao mesmo tempo evitar que haja participação dos cidadãos na própria sessão. Como eles não permitem a gravação e como as atas das sessões são sintéticas, eles podem contar diferentes versões de como a própria sessão ocorreu".

Para o Italiano, Bolsonaro deve enfrentar o julgamento de suas ações e assumir suas responsabilidades. "Veja, o caso dos yanomami confirma nossas preocupações. Ter o nome da nossa cidade associado a esta pessoa é um grande problema ".