Topo

Josias de Souza

General da Saúde descobre arma antivírus: a reza

Foto: José Dias/PR
Imagem: Foto: José Dias/PR

Colunista do UOL

22/05/2020 03h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Improvisado por Jair Bolsonaro como ministro interino da Saúde, o general Eduardo Pazuello reconheceu que a crise do coronavírus entrou em nova fase com o avanço do contágio em direção ao interior. Pelas contas oficiais, o vírus já está presente em 62% do total de municípios do país. Essas cidades abrigam 91,75% da população. Isso equivale a 192,8 milhões de brasileiros.

Segundo Pazuello, os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste precisam se equipar de olho no que vem acontecendo No Norte e no Nordeste. O alerta do general embute duas constatações. Numa, ele reconhece que o vírus já prevaleceu sobre o poder público em duas regiões. Noutra, ele admite que o caos hospitalar pode chegar a outras três regiões.

O general sugere duas providências. Uma técnica e outra mística. "É a hora de acumular meios, estruturar UTIs, habilitar leitos, adquirir insumos e equipamentos, e se preparar para o combate", disse Pazuello, chovendo no molhado.

O complemento místico indica que o ministro interino não leva muita fé no seu receituário técnico. "Rezamos para que o impacto seja menor, mas virá algum grau de impacto."

Deus não poderia ter encomendado a Bolsonaro um ministro mais apropriado para a pasta da Saúde do que Pazuello. Quando o general recomenda reza aos brasileiros submetidos a um inferno pandêmico, até os ateus vão acabar acreditando em Deus. Está difícil acreditar em qualquer outra coisa.