Topo

Josias de Souza

Barroso nega pedido para STF explicar artigo sobre papel das Forças Armadas

                                NELSON JR./STF
Imagem: NELSON JR./STF

Colunista do UOL

10/06/2020 16h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em decisão tomada nesta quarta-feira, o ministro Luís Roberto Barroso indeferiu pedido para que o Supremo Tribunal Federal regulamentasse a aplicação do artigo 142 da Constituição. O objetivo seria o de esclarecer como ocorreria a convocação das Forças Armadas por um dos três Poderes em caso de risco à democracia. Para Barroso, não há o que ser esclarecido.

Em seu despacho, o ministro refutou a interpretação segundo a qual as Forças Armadas poderiam agir como Poder moderador em caso de crise institucional. "É simplesmente absurda a crença de que a Constituição legitima o descumprimento de decisões judiciais por determinação das Forças Armadas. Significa ignorar valores e princípios básicos da teoria constitucional. Algo assim como um terraplanismo constitucional", escreveu.

A ação foi movida por cidadão que julgava haver dúvidas quanto ao artigo constitucional que regulamenta o papel das Forças Armadas. O ministro discordou: "Não há dúvida acerca do alcance do artigo 142 da Constituição nem tampouco existe omissão na disciplina do papel das Forças Armadas na ordem jurídica brasileira".

Barroso sustentou que só existiu poder moderador na experiência constitucional brasileira na Constituição de 1824. Era exercido pelo Imperador, que desfrutava de um poder hegemônico. Para o ministro, a democracia brasileira desenvolveu vacinas melhores para dissolver suas crises:

"Todas as crises institucionais experimentadas pelo país, ao longo dos governos democráticos anteriores, foram solucionadas sem rupturas constitucionais e com respeito ao papel de cada instituição - e não se pode afirmar que foram pouco relevantes", anotou Barroso.

O ministro prosseguiu: "Portanto, a menos que se pretenda postular uma interpretação retrospectiva da Constituição de 1988 à luz da Constituição do Império, retroceder mais de 200 anos na história nacional e rejeitar a transição democrática, não há que se falar em poder moderador das Forças Armadas".

Barroso realçou, de resto, que as Forças Armadas são "instituições de Estado, neutras e imparciais, a serviço da pátria, da democracia, da Constituição, de todos os Poderes e do povo brasileiro".

No resumo de sua decisão, chamada tecnicamente de ementa, o ministro anotou: "Interpretações que liguem as Forças Armadas à quebra da institucionalidade, à interferência política e ao golpismo chegam a ser ofensivas".