Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ex-liberal, Guedes agora é ministro do centrão

Colunista do UOL

25/10/2021 10h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A caminho do Natal, o brasileiro descobriu que há uma semelhança entre Papai Noel e o liberalismo de Paulo Guedes. São duas fantasias. O ex-liberal chegou ao governo como superministro. Prometeu ser um gestor inconveniente "piratas privados", "burocratas corruptos" e "criaturas do pântano político". Hoje, é um administrador conveniente aos interesses daqueles que jurava combater. Guedes Virou um subministro da Economia a serviço do centrão e do plano de reeleição de Bolsonaro.

A pretexto de reiterar o hipotético prestígio de Guedes, Bolsonaro disse no domingo que o ex-Posto Ipiranga só deixará o governo junto com ele. Em retribuição, o ministro mimetizou a prática do chefe ao transferir para os economistas que o criticam —Mailson da Nóbrega, Henrique Meirelles e Celso Pastore, por exemplo— as culpas por suas próprias deficiências.

Quando o presidente repete que um ministro está forte e tudo o que o auxiliar tem a mostrar são os músculos de suas cordas vocais, fica evidente que chefe mente e o subordinado finge acreditar. Ainda que os economistas que deram as cartas no passado tenham cometido erros, desconstruir-lhes a obra não apagará o insucesso de Guedes.

Além de não construir o que prometera, Guedes dedica-se a demolir a obra alheia, dinamitando um teto de gastos que dizia ser inegociável. O subministro afirmou várias vezes que, se não conseguisse aprovar as reformas, pegaria "um avião" e iria "morar lá fora". Parte de sua fortuna foi na frente. Livre da inflação e corrigida pelo dólar, aguarda por ele num paraíso caribenho.

Quando Bolsonaro admitiu, ainda em campanha, que não entendia nada de economia, inspirou medo. Mas muita gente ficou tranquila porque o capitão esclareceu que dispunha de um Posto Ipiranga. Imaginou-se que o presidente não teria um ministro da Economia. O ministro é que teria o presidente. Engano. Bolsonaro revelou-se um presidente indomável sob controle do centrão. E Guedes, desmoralizado, é um subministro da cota das "criaturas do pântano político".