Topo

Leonardo Sakamoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Pau de arara: Reprovação de Bolsonaro no Nordeste vai de 56% a 61% em 1 mês

Colunista do UOL

09/02/2022 15h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A avaliação negativa do governo Jair Bolsonaro (PL) na região Nordeste subiu de 56% para 61%, entre janeiro e fevereiro, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta (9). O presidente, que havia usado a expressão preconceituosa "pau de arara" para se referir a nordestinos na última quinta (3), voltou à carga hoje chamando o seu sogro cearense de "cabeça chata".

A avaliação positiva caiu de 19% para 16% do mês passado para cá, segundo as entrevistas que foram realizadas entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Acompanhe esta e mais notícias no UOL News:

Na média dos quatro cenários nacionais analisados para a disputa da Presidência da República, Lula aparece com 46%, Bolsonaro, 24%, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), 8%, e o ex-governador Ciro Gomes (PDT), 7%. O petista ganha em todos os cenários de segundo turno.

Quando se trata apenas do Nordeste, ele vai a 61% e Bolsonaro tem apenas 13%.

A pesquisa Quaest também perguntou aos entrevistados como ficou sua capacidade de pagar as próprias contas nos últimos três meses.

Em janeiro, 57% dos nordestinos apontavam que ela havia piorado. Agora, são 64% dos moradores dessa região que afirmam que a situação está mais difícil. Os que respondem que a situação melhorou foram de 19% em janeiro para 17% em fevereiro. Na média nacional, a sensação de piora foi de 51% para 53%.

Bolsonaro havia reduzido sua reprovação no Nordeste de 61% para 56%, entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano, quando levantou-se a hipótese de que o pagamento do Auxílio Brasil poderia estar causando impacto. Agora, ele volta à pior avaliação desde o início da série informada pela Quaest.

Mesmo com o pagamento dos R$ 400 a famílias pobres, a situação não indica melhora. Entre os que ganham até dois salários mínimos no país, a sensação de piora na capacidade de pagar as próprias contas foi de 60% para 65%.

Bolsonaro está realizando, neste momento, novo périplo por estados do Nordeste em atividades que lembram uma pré-campanha eleitoral para tentar reduzir um pouco a diferença com Lula. Mas vem sendo criticado por pedir votos aos nordestinos enquanto os ofende semanalmente.