Topo

Leonardo Sakamoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Pintou um clima' com meninas gera pedido de impeachment contra Bolsonaro

Para reduzir o estrago eleitoral, Bolsonaro gravou vídeo com a esposa e representante de um autodeclarado presidente venezuelano - Reprodução/YouTube
Para reduzir o estrago eleitoral, Bolsonaro gravou vídeo com a esposa e representante de um autodeclarado presidente venezuelano Imagem: Reprodução/YouTube

Colunista do UOL

28/10/2022 08h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que "pintou um clima" entre ele e refugiadas venezuelanas de 14 anos levou à apresentação de um novo pedido de impeachment pelo líder da minoria no Senado Federal, Jean Paul Prates (PT-RN), nesta quinta (27).

Em entrevista a um podcast, Bolsonaro afirmou que elas estavam se arrumando para "ganhar a vida", sugerindo que eram exploradas sexualmente, quando, na verdade, participavam de uma atividade de uma ONG que dava curso de estética às refugiadas.

O caso, que gerou polêmica dentro e fora do país, foi comparado ao do então deputado estadual Arthur do Val, que durante viagem à Ucrânia mandou áudio a amigos dizendo que as refugiadas "são fáceis, pois são pobres". O episódio foi considerado um ataque à dignidade das refugiadas e ele teve o mandato cassado.

"Ao admitir realizar abordagem libidinosa com adolescentes venezuelanas de projeto social e ao associá-las, de forma discriminatória e xenofóbica, à exploração sexual comercial, o presidente da República, Jair Bolsonaro, atentou contra a dignidade, a honra e o decoro do cargo que ocupa, rebaixando a função pública que exerce, em total violação à Constituição Federal e ao povo brasileiro", afirma Prates no pedido.

"Logo, corrompeu mais uma vez a credibilidade do cargo e da própria instituição republicana que representa", conclui.

A demanda foi protocolada após o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, rejeitar na terça (25) cinco pedidos de investigação por conta da declaração. Segundo o magistrado, que foi indicado ao cargo por Bolsonaro, não há elementos suficientes para a abertura de um inquérito.

Considerando que Bolsonaro está no final deste mandato, não há chances reais chance de um processo de impeachment prosperar. Contudo, o senador relata à coluna que apresenta-lo é obrigação do Senado Federal. E que, se vivêssemos tempos "normais", esse tipo de situação derrubaria um presidente da República.