Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Ação da PF contra financiadores do 8/1 é repelente de golpistas para o 7/9

Agindo contra suspeitos de terem financiado ônibus que transportaram os golpistas para o ataque às sedes dos Três Poderes no 8 de janeiro, a 16ª fase da Operação Lesa Pátria funciona como um #ficadica para quem pensa em fazer o mesmo neste 7 de setembro.

Deflagrada dois dias antes da celebração do 201º aniversário da Independência, a ação cumpre 53 mandados de busca e apreensão em sete estados, atingindo de forma democrática empresários, político e até socialite.

Parte do bolsonarismo defende que as festividades sejam ignoradas para não prestigiar Lula ou os militares. Sim, há quem acredite que as Forças Armadas estão dominadas por comunistas e, por isso, não botaram os tanques nas ruas para impedir o eleito de assumir a Presidência. O que é equivalente a dizer que a diretoria do meu Palmeiras é corinthiana.

Mas as forças de segurança e os serviços de inteligência estão sendo pressionados a redobrar os cuidados. Principalmente a Polícia Militar do Distrito Federal, que conta com parte de sua cúpula na cadeia por ter sido conivente com as invasões ao Palácio do Planalto, do Congresso e do STF.

Em meio a esse caldo, a ação da PF autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes serve de lembrete ou de elemento dissuasório para quaisquer pessoas que pensem em investir algum cascalho para apoiar um ataque à democracia, mesmo que em menor escala em comparação ao 8 de janeiro.

Sempre vai ter um fanático chorando pelo mito derramado, mas a PF e o STF seguem comendo pelas beiradas, reunindo provas para poderem chegar aos incitadores do 8 de janeiro com um caso que não dê margem para qualquer questionamento na hora do julgamento.

É a hora da democracia cobrar o preço real pelo PIX do busão.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL