Letícia Casado

Letícia Casado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

MBL provoca, e deputado do PSOL empurra candidato a vereador; veja o vídeo

Um militante do MBL foi à Câmara nesta terça-feira (16) provocar o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que empurrou o visitante para fora da Casa legislativa.

Durante a discussão, Gabriel Costenaro chamou Braga de "burro" e de "fraco" e falou algo sobre uma mulher --por quem, aos gritos, o deputado dizia ter muito respeito. Em seguida, Braga empurrou e chutou o militante do MBL para fora da Câmara.

Braga e Costenaro prestaram depoimento à Polícia Legislativa. O deputado Kim Kataguiri (Uniao-SP), que havia se reunido com Costenaro mais cedo, foi ao local e discutiu com Braga.

Costenaro é um dos nomes lançados pelo grupo como pré-candidato a vereador no Rio. Ele integra um núcleo batizado de "Inimigos Públicos", caravana para percorrer universidades brasileiras e atacar o que consideram doutrinas esquerdistas.

No ano passado, Costenaro participou de uma confusão na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) em que houve relato de agressão por parte de alunos. A universidade divulgou nota na qual manifestou preocupação com o MBL e disse estar monitorando ações do movimento.

O grupo de Costenaro também se envolveu em uma confusão na PUC-SP, na qual foi expulso por estudantes.

Ele também é suspeito de, junto com outras sete pessoas, ter agredido alunos e uma funcionária terceirizada em um dos prédios da reitoria da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

"Não peço desculpas", diz deputado

"Assumo as minhas responsabilidades e não peço desculpas por nada que fiz", disse Glauber Braga ao UOL. Segundo o deputado, é a quinta vez que Costenaro o interpela com provocações.

Continua após a publicidade

"É a quinta vez. A última, no Rio de Janeiro, ele ameaçou a mãe de um militante nosso, disse que sabia onde ela morava. Ela tem 70 anos. Agora, aqui no Congresso, com um sorriso irônico esperando para provocar, levantar uma câmera", afirmou. "Não temos que aguentar ameaça, intimidação de fascista de plantão em todo lugar que a gente está. Não vamos aceitar e achar normal."

Cassação por quebra de decoro

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse em redes sociais que seu partido vai entrar com processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara.

O MBL divulgou nota na qual afirma que o deputado Kim Kataguiri (União-SP) vai pedir a cassação de Glauber Braga.

"O porta-voz do Movimento Brasil Livre, Gabriel Costenaro, foi agredido e expulso da Câmara Federal a chutes pelo deputado Glauber Braga. Costenaro estava trabalhando contra a regulamentação do Uber e, na saída para o almoço, foi abordado pelo deputado, que começou a fazer acusações e o empurrou para fora", diz a nota.

"Ao final, ele e Gabriel Costenaro foram para a delegacia, onde o deputado Kim Kataguiri foi ao encontro de seu colega de MBL. Nesse momento, Glauber Braga começou a chamar Kataguiri de nazista e tentou agredi-lo, mas foi contido por outras pessoas no local. Após as atitudes vexatórias e violentas do deputado, Kim Kataguiri afirmou que irá pedir a cassação do psolista", informa o texto.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes