PUBLICIDADE
Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Na Folha: TV a cabo é o novo telefone fixo

Analista faz previsão sobre o fim da TV a cabo e a compara com o telefone fixo - Canaltech
Analista faz previsão sobre o fim da TV a cabo e a compara com o telefone fixo Imagem: Canaltech
Conteúdo exclusivo para assinantes
Mauricio Stycer

Jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 29 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o "Lance!" e a "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Adeus, Controle Remoto" (editora Arquipélago, 2016), "História do Lance! ? Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo? (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011). Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Colunista do UOL

16/01/2022 07h01

O fim da TV a cabo vem sendo anunciado há muitos anos, mas nunca foi previsto de forma tão clara quanto na semana passada, na newsletter sobre tecnologia que a jornalista Shira Ovide mantém no jornal The New York Times: "A TV a cabo é o novo telefone fixo".

Ela descreve, claro, a situação do mercado americano. Há uma década, cerca de 85% dos lares dos Estados Unidos pagavam por pacotes de canais de TV por assinatura (cabo ou satélite). Hoje, a parcela de lares americanos que pagam por serviços desse tipo está se aproximando de 50%.

Para efeito de comparação, diz ela, os telefones celulares existiram por décadas antes que a porcentagem de americanos que não tinham telefone fixo em casa chegasse a 50%, por volta de 2017. Hoje, segundo dados do governo, somente um terço dos adultos americanos têm telefone fixo.
(...)
Íntegra aqui