Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Globo ou SBT: quem perde mais com a participação de Tiago Abravanel no BBB?

Patrícia Abravanel e Alexandre Porpetone (imitando Tiago Abravanel) durante o "Programa Silvio Santos"  - Reprodução
Patrícia Abravanel e Alexandre Porpetone (imitando Tiago Abravanel) durante o "Programa Silvio Santos" Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

22/02/2022 07h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Assim que houve o anúncio confirmando a participação de Tiago Abravanel no "BBB 22", achei que a Globo havia cometido um erro primário. Imaginei que o neto de Silvio Santos iria, naturalmente, com a sua simples presença no reality show, fazer publicidade gratuita para o SBT.

Tiago, porém, surpreendeu e mostrou que eu estava enganado. Ao invés de enaltecer a emissora do avô, ele resolveu dar início a uma espécie de "Casos da Família Abravanel". Num dos muitos desabafos que fez em conversas com os participantes, incluindo pessoas que mal conhecia, o cantor revelou que Silvio foi ao seu aniversário de 1 ano e nunca mais. Também disse que não tem o telefone das tias. "Conexão nunca existiu".

Disse ainda: "A minha relação com o lado da família do meu avô praticamente não existe, ao contrário do que as pessoas pensam. Eu aprendi a lidar com isso de uma maneira mais leve, mas já me machuquei muito". E acrescentou: "Já me doeu demais saber que estávamos comemorando o Natal apenas eu, minha mãe, minhas irmãs e os meus sobrinhos, e o outro resto da família estava junto. Isso dói em mim, mas já aprendi a lidar com isso".

Em outro momento, Tiago não apenas criticou o SBT como elogiou a Globo. "Com licença meu avô, mas a emissora que você trabalha agora não representa aquilo que eu quero dizer". E mais: "Se hoje a TV Globo me dá a oportunidade de expressar aquilo que eu sou, mesmo que talvez ela não acredite em tudo que eu acredito, eu estou aqui para fazer o meu melhor".

Neste domingo (20), a família Abravanel devolveu. Numa cena de humor, Patrícia Abravanel debochou do sobrinho durante o "Programa Silvio Santos". Trouxe um boneco de papelão imitando Silvio e disse rindo: "Silvio Santos para celebrar todos os aniversários, todos, que você sentiu a falta do seu avô".

Dirigindo-se a Tiago, a apresentadora falou para ele sair do "BBB": "Sai daí, vem para cá! Você está perdendo tempo! Não sei como você está aguentando ficar aí! Sai dessa casa chata e vem pra cá!". E mais: "Tiago, depois você fica falando que eu não tenho seu telefone! Você que não me atende!"

Imitando Tiago, o humorista Alexandre Porpetone disse: "Tia, eu vim aqui para te conhecer, porque eu só te conheço pelas redes sociais. Paty, faz 33 natais que eu não te vejo! Cadê meu vô?"

Por mais que, nas redes sociais, Patrícia e fãs tenham enxergado tudo como uma brincadeira, a cena não deixou de transparecer uma revanche. Como se a família Abravanel estivesse sentida com o sobrinho. Ao falar que o BBB está chato, a filha de Silvio Santos apenas deu cartaz para o programa.

Por outro lado, a presença de Tiago na Globo está rendendo menos do que a emissora esperava. O cantor é uma espécie de "pacificador" do reality, buscando acalmar os colegas e evitar as brigas - tudo que a direção odeia num participante. Se a audiência do programa não reagir, Tiago será considerado um dos responsáveis pelo mau resultado.

No final das contas, até o momento, acho nem Globo nem SBT estão se dando bem com a participação de Tiago no "BBB 22". Ambas as emissoras estão no prejuízo. Por outro lado, para ele, o programa deve estar produzindo um resultado positivo junto ao fã-clube que já possuía. O cantor tem se mostrado autêntico, gentil, fala o que pensa e, como uma pessoa normal, expõe qualidades e defeitos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL