Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Band aprova punição a deputado: "não é digno de representar as mulheres"

Após vazamento de áudio machista, Arthur do Val retirou a sua candidatura ao governo de SP - Reprodução TV
Após vazamento de áudio machista, Arthur do Val retirou a sua candidatura ao governo de SP Imagem: Reprodução TV

Colunista do UOL

05/03/2022 22h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As falas machistas do deputado Arthur do Val (Podemos-SP) mereceram condenação unânime dos telejornais das principais emissoras de TV aberta. As implicações políticas que provocaram, incluindo a retirada de sua pré-candidatura ao governo de São Paulo, tiveram quase tanto destaque quanto o noticiário sobre a guerra na Ucrânia.

Após falar sobre o processo que o deputado deverá sofrer no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa, o "Jornal da Band" divulgou um pequeno editorial em que deixou claro apoiar uma punição a Arthur do Val:

"Além de indigesta e preconceituosa, a declaração desse deputado, Arthur do Val, revela um desprezo pela condição das mulheres que é inadmissível. Se ele não consegue respeitar o sofrimento de refugiadas, e muitas sofrem com a violência sexual em meio a uma guerra, então não é digno de representar as mulheres que votaram nele", leu Lana Canepa.

Quem mais explorou o caso foi o "Jornal da Record". Numa reportagem de mais de 6 minutos, o telejornal exibiu muitos trechos das "ofensas do deputado brasileiro contra as mulheres ucranianas", além de reprovações de diferentes partidos, do governo e de entidades, como a OAB. O "Jornal Nacional" classificou os comentários de Do Val como "ofensivos e machistas". Já o "SBT Brasil" classificou as falas como "comentários sexistas".

Entenda o caso

Em uma série de áudios gravados ontem e enviados a um grupo de amigos no Whatsapp, o deputado estadual descreve suas impressões sobre as mulheres da Ucrânia e, em um dos trechos, afirma que elas "são fáceis, porque são pobres".

"Eu estou mal, eu passei agora por quatro barreiras alfandegárias, são duas casinhas em cada país. Eu juro para vocês, eu contei, foram 12 policiais deusas, que você casa e faz tudo o que ela quiser (...)", afirma o deputado nos áudios, que foram revelados pelo site Metrópoles, e aos quais o UOL também teve acesso.

Em seguida, o parlamentar, afirma: "Detalhe, hein. Elas olham e, vou te dizer, elas são fáceis, porque são pobres. E aqui, a minha conta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, porque a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de 'minas' e é inacreditável a facilidade. Essas 'minas' em São Paulo, você dá bom dia e ela [sic] ia cuspir na sua cara e aqui elas são supersimpáticas e supergente boa, é inacreditável", prossegue o deputado. Segundo ele, nas "cidades mais pobres, elas são as melhores".

A namorada de do Val, Giulia Blagitz, terminou o relacionamento com o deputado, segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. "Gostaria de deixar claro que seguiremos caminhos diferentes", registrou Giulia em um perfil redes sociais, que foi desativado.

A ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil Fabiana Tronenko pediu aos deputados estaduais de São Paulo que cassem o mandato dele.

A deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB), colega de Arthur do Val na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), também criticou as declarações, embora não tenha citado o parlamentar nominalmente.

"Na condição de deputada estadual, eu não tenho palavras para expressar a indignação com o desrespeito para com as mulheres ucranianas. O tratamento a elas dispensado já seria inaceitável, pelos termos utilizados! Mas, diante da situação de vulnerabilidade, é revoltante! Triste!"