PUBLICIDADE
Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Folha: 'Um Dia Qualquer' mostra ação de milícia e igreja em região do Rio

Seu Chapa (Jefferson Brasil) e Penha (Mariana Nunes) em cena de "Um Dia Qualquer"  - Reprodução
Seu Chapa (Jefferson Brasil) e Penha (Mariana Nunes) em cena de 'Um Dia Qualquer' Imagem: Reprodução
só para assinantes
Mauricio Stycer

Jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 29 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o "Lance!" e a "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Adeus, Controle Remoto" (editora Arquipélago, 2016), "História do Lance! ? Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo? (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011). Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Colunista do UOL

02/07/2022 07h01

"Um Dia Qualquer" é uma experiência pouco comum na indústria audiovisual. Uma única produção, contando exatamente a mesma história, deu origem a uma série para a televisão e a um filme de longa-metragem.
(...)
O conflito principal opõe Quirino (Augusto Madeira), um ex-policial transformado em chefe da milícia do bairro, e Penha (Mariana Nunes), a ex-mulher de um traficante, hoje convertida a fiel de uma igreja evangélica.
(...)
O roteiro explora com algum didatismo as muitas contradições do discurso moralizante do miliciano. "Aquele vagabundo, assassino, covarde. Matava em benefício próprio!", diz Quirino, sobre Seu Chapa (Jefferson Brasil), o antigo chefe do tráfico no bairro. "Você é diferente?", pergunta Penha. "O que eu faço é pela comunidade. É justiça", explica.

Íntegra aqui

Abaixo, o trailer oficial de "Um Dia Qualquer":