Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Folha: Séries sobre Paul Newman e a família Gil são documentários afetuosos

Joanne Woodward e Paul Newman são os protagonistas da série documental The Last Movie Stars - Divulgação
Joanne Woodward e Paul Newman são os protagonistas da série documental The Last Movie Stars Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

21/08/2022 07h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para quem vive no universo artístico, ou admira este mundo, "As Últimas Estrelas do Cinema" oferece um curso compacto sobre nuances da arte da interpretação. Tanto Paul Newman quanto Joanne Woodward estudaram no Actors Studio, em Nova York, sob a batuta de Lee Strasberg e o seu famoso "método".
(...)
Cinco anos mais nova que o marido, Woodward sempre foi considerada mais talentosa do que ele. Em 1957, ainda na primeira fase da carreira, ganhou o Oscar de melhor atriz por "As Três Faces de Eva". A certa altura, reduziu o ritmo de trabalho para cuidar dos filhos, sendo injustamente relegada a um lugar menor, enquanto Newman se transformava num tipo icônico de Hollywood -- foi indicado ao Oscar dez vezes e só ganhou por "A Cor do Dinheiro", em 1987.
(...)
Mais que tudo, as seis horas da série celebram um casamento de 50 anos, um amor profundo, ainda que enfrentando chuvas e trovoadas, com cumplicidade total, em casa e nos estúdios --fizeram 16 filmes juntos, alguns sob a direção dele. "As Últimas Estrelas do Cinema" pertence ao subgênero dos "documentários afetuosos", uma categoria em que eu colocaria também o excelente "Em Casa com os Gil", disponível no Amazon Prime Video, série em cinco episódios de 30 minutos cada sobre Gilberto Gil e sua família.

Íntegra aqui