Topo

Pra começar a semana

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Invasão da Ucrânia, ainda a grande preocupação - e outros destaques

06.mar.2022 - Pedestres atravessam uma ponte destruída ao evacuar a cidade de Irpin, a noroeste da capital da Ucrânia, Kiev, em 6 de março de 2022, 11 dias após a Rússia lançar uma invasão militar no país. - DAPHNE ROUSSEAU/AFP
06.mar.2022 - Pedestres atravessam uma ponte destruída ao evacuar a cidade de Irpin, a noroeste da capital da Ucrânia, Kiev, em 6 de março de 2022, 11 dias após a Rússia lançar uma invasão militar no país. Imagem: DAPHNE ROUSSEAU/AFP

Pra começar a semana

Colunista do UOL

06/03/2022 18h02Atualizada em 26/05/2022 11h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é parte da versão online da edição deste domingo (6/3) da newsletter Pra Começar a Semana. Para assinar o boletim e ter acesso à agenda completa de eventos, clique aqui.

...............

A invasão da Ucrânia - com suas consequências - deve continuar a ser um dos principais assuntos, e o UOL mantém marcação cerrada, com reportagens e análises. O conflito, geograficamente distante do Brasil, traz para o país a ameaça de inflação, com a alta do preço do trigo e do petróleo (para começar). Deve chegar na quinta-feira um avião da FAB com brasileiros que deixaram a Ucrânia, fugindo da guerra.
...............
Mordida do Leão. Amanhã a Receita Federal libera o programa para a declaração do Imposto de Renda. Atrasou, mas o prazo para entrega não foi estendido.
...............
Dia Internacional da Mulher.
É na terça, 8 de março. Universa terá programação especial a semana toda.
...............
Ato pela Terra.
Na quarta, às 15h, um ato em frente ao Congresso, capitaneado por Caetano Veloso, protesta contra o que os organizadores chamam de "pacote da destruição". São projetos de lei que, dizem, incluem "a anistia permanente ao roubo de terras públicas, o fim do licenciamento ambiental, a liberação irrestrita de agrotóxicos e a oficialização do saque às terras indígenas".
...............
Troca de partido
. Na política, a janela partidária aberta faz prever revoada de deputados.
...............
Novidades no UOL.
Juca Kfouri e José Trajano fazem a partir desta semana um programa sobre futebol, política e cultura (e muito mais). É o Cartão Vermelho, toda terça, às 15h.
...............
Live do Danilo e do Vitão.
Danilo Lavieri e Vitor Guedes comentarão as últimas notícias do UOL Esporte e trarão informações de bastidores do mundo da bola, às segundas, quartas e sextas, às 15h.
...............
Live do Mauro Cezar. Analisará os principais acontecimentos do futebol, em tom descontraído, às quintas, às 15h.
...............
Pandemia.
Sexta é o segundo aniversário da declaração de pandemia pela OMS. Não é data para ser comemorada.
...............
Máscara contra a covid.
O estado de São Paulo tende a dispensar do uso do equipamento em lugares abertos, como ruas, parques e praças. Infectologistas e virologistas estão com um pé atrás.
...............
Clássicos no Campeonato Paulista.
Em dois deles, o Verdão em campo: São Paulo X Palmeiras na quinta e Palmeiras X Santos no domingo. Assista no UOL. Ah, também no domingo, Corinthians X Ponte Preta.
...............
Testes da Fórmula 1. Nova rodada, no Bahrein, é a última antes do primeiro GP da temporada, no mesmo país.
...............
Às 10h de manhã Luiza Erundina é a convidada do UOL Entrevista. Às 22h, Edson Fachin, ministro do STF e presidente do TSE, é o convidado do Roda Viva, na TV Cultura.
...............
Faltam 209 dias para o primeiro turno das eleições.
...............

Boa semana

******************

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

A edição deste domingo da Pra Começar a Semana traz ainda os principais jogos de futebol da semana, as estreias de cinema, a agenda da divulgação de estatísticas econômicas e dos julgamentos mais importantes do STF, a movimentação na Câmara, projetos em votação no Senado, eventos no exterior e mais.

Assinante UOL tem acesso a todos os conteúdos exclusivos do site, newsletters, blogs e colunas, dicas de investimentos e mais. Para assinar a newsletter Pra Começar a Semana e conhecer nossos outros boletins diários e semanais, clique aqui.