Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Reportagem

PF ouve ex-delegado no caso Marielle, e Europa pode dar guinada à direita

Esta é a newsletter Pra Começar a Semana. Inscreva-se para receber diretamente no seu email. Este é um benefício exclusivo da sua assinatura UOL.

********

A semana começa com a expectativa sobre o depoimento do ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa, que está preso acusado de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O ministro Alexandre de Moraes determinou que ele fosse ouvido pela PF após receber um bilhete no qual Barbosa pedia para ser ouvido "pelo amor de Deus".

Após uma semana de sucessivas derrotas no Congresso Nacional - nas derrubadas dos vetos de Lula nos projetos da saída temporária de preso e da criminalização das fake news - o governo está na expectativa de que o Senado analise e vote o projeto Mover, que oferece um pacote de incentivos para a eletrificação da indústria automotiva, mas também inclui a taxação das compras internacionais de até US$ 50.

Na semana passada, a Câmara aprovou o projeto em votação simbólica. Antes da votação, Lula e Arthur Lira tentaram construir acordo para aprovar o texto, após semanas de impasse. O governo é a favor do projeto, que é um apelo principalmente de representantes do varejo nacional, mas deputados avaliam que ele é muito impopular.

A semana será ainda determinante para os rumos da União Europeia, que vai às urnas para escolher os deputados do Parlamento Europeu. Mais de 448 milhões de pessoas nos 27 Estados-membros do bloco participam da votação entre os dias 6 e 9, e o pleito deverá ser marcado por uma guinada à direita, segundo projeções das intenções de voto.

Muita coisa mudou desde a última votação, há cinco anos. A UE está lidando com uma guerra às suas portas entre Rússia e Ucrânia, o Reino Unido saiu do bloco e a extrema direita avançou em vários países do bloco. Essas eleições estão sendo vistas por analistas como uma das mais decisivas para definir os rumos da União Europeia.

No Esporte, a Seleção Brasileira de Dorival Júnior enfrenta o México no sábado em amistoso nos Estados Unidos. O jogo ocorre no estádio Kyle Field e é uma preparação para a Copa América, que começa no próximo dia 20.

****************

Continua após a publicidade

SEGUNDA, 3

Está marcado para as 13h o depoimento do delegado e ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa sobre as investigações da morte de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

O presidente Lula recebe o presidente da Croácia, Zoran Milanovic, em visita oficial ao país.

A ministra Cármen Lúcia toma posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Ela compõe o TSE desde 2008 e já assumiu a presidência uma vez, em 2012, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo na história do tribunal. Cármen Lúcia substitui o ministro Alexandre de Moraes. Nunes Marques também toma posse na vaga deixada por Moraes.

****************

TERÇA, 4

Continua após a publicidade

O IBGE divulga a prévia do PIB do país no primeiro trimestre. As projeções coletadas pela agência Bloomberg mostram expectativa de crescimento de 0,5% a 1% em relação ao trimestre imediatamente anterior. A mediana das projeções indica crescimento de 0,7%.

O ministro Fernando Haddad visita o Vaticano, onde terá uma audiência com o papa Francisco. Na pauta da reunião está a tributação dos super-ricos para financiar medidas de combate à pobreza e às desigualdades sociais.

****************

QUARTA, 5

Termina o prazo para ministros do governo se licenciarem de seus cargos para concorrer a prefeito nas eleições de outubro.

O STF retoma o julgamento sobre uso de banheiros públicos por pessoas trans. O julgamento parte do caso de uma mulher trans, impedida de usar o banheiro feminino em um shopping de Florianópolis, em 2008. Ela conseguiu uma indenização de R$ 15 mil por danos morais na primeira instância, mas a condenação foi revertida na segunda.

Continua após a publicidade

****************

QUINTA, 6

Os europeus vão às urnas de 6 a 9 de junho para escolher os deputados que irão renovar o parlamento do bloco. Mais de 448 milhões de pessoas nos 27 Estados-membros da União Europeia foram convocadas às urnas. As eleições escolhem os deputados que durante cinco anos vão representar os cidadãos da UE no Parlamento Europeu, com o principal papel de tomar decisões sobre leis europeias e aprovar o orçamento do bloco.

****************

SEXTA, 7

O Conselho Nacional de Justiça deve decidir se vai punir quatro magistrados da Operação Lava Jato no Paraná. Gabriela Hardt, Danilo Pereira Júnior, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Loraci Flores de Lima foram afastados acusados de terem desobedecido decisões do Supremo Tribunal Federal e cometido irregularidades durante a operação.

Continua após a publicidade

****************

SÁBADO, 8

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta o México em amistoso nos Estados Unidos. O jogo ocorre no estádio Kyle Field e é o último antes do início da Copa América, no dia 20 de junho.

****************

DOMINGO, 9

No calendário do mundial de Fórmula 1, é dia de Grande Prêmio do Canadá. O campeonato esquentou na última etapa, com a vitória de Charles Leclerc no GP de Mônaco que o deixou a apenas 31 pontos do líder Max Verstappen.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes