Negociação sobre a desoneração e Copom dominam a agenda econômica
A versão completa da newsletter Pra Começar a Semana é um benefício exclusivo da assinatura UOL.
********
Os rumos da economia têm definições importantes nos próximos dias, depois de uma semana marcada pela turbulência nos mercados financeiros, alta do dólar e por mais um desentendimento do governo com o Congresso sobre a compensação à desoneração da folha de pagamento de municípios e empresas de alguns setores da economia.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deve se encontrar com Lula e Fernando Haddad para apresentar as propostas do Congresso para a compensação. Na semana passada, Pacheco devolveu ao governo a Medida Provisória sobre o assunto. A iniciativa levou a especulações sobre uma eventual saída de Haddad do ministério e derrubou os mercados.
Na terça-feira, o Copom inicia a reunião para discutir a manutenção ou alteração da taxa Selic. Depois de uma sequência de quedas nas últimas reuniões, a expectativa do mercado é de que o comitê mantenha a taxa em 10,5%, diante das perspectivas de alta da inflação. A decisão sobre os juros sai na quarta-feira.
Na política, a expectativa é pelo novo depoimento de Mauro Cid. E ainda, no caso Marielle, o STF decide na quarta se torna réus os irmãos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa, que estão presos acusados pela PF de serem os mentores dos assassinatos da vereadora e do motorista Anderson Gomes.
A semana terá ainda o início da Copa América, que será realizada nos Estados Unidos, com o jogo entre Argentina e Canadá, na quinta-feira. A estreia do Brasil será contra a Costa Rica na segunda-feira (24).
****************
SEGUNDA, 17
O STF discute o foro adequado da Justiça para determinar operações de buscas na sede do Congresso Nacional.
Ministros decidem se mantêm a decisão do ministro Flávio Dino que considerou inconstitucional uma lei estadual do Amazonas que proibiu a implementação da linguagem neutra nas escolas.
****************
TERÇA, 18
STF julga denúncia contra os irmãos Brazão e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, acusados pela PF de serem os mentores do assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
Polícia Federal toma o depoimento do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid a respeito de um nova joia que teria sido negociada por Bolsonaro nos EUA e que foi descoberta pelos investigadores em viagem aos país em maio.
Comitê de Política Econômica do Banco Central inicia reunião de dois dias para discutir os rumos da política econômica e a taxa de juros básica do país.
Newsletter
PRA COMEÇAR A SEMANA
Receba todo domingo uma agenda com os principais eventos da semana e saiba por que serão importantes.
Quero receber****************
QUARTA, 19
O Copom divulga a decisão sobre a manutenção ou alteração da taxa Selic.
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado pode votar a regulamentação dos bingos e cassinos.
STF retoma julgamento de várias Ações Diretas de Inconstitucionalidade que questionam pontos da Reforma da Previdência de 2019, como a possibilidade de alíquotas progressivas para as contribuições de servidores públicos federais.
****************
QUINTA, 20
A Justiça Federal do Distrito Federal interroga o ex-assessor de Bolsonaro, Filipe Martins, acusado de racismo por fazer gesto associado ao supremacismo branco no Senado em março de 2021.
Começa nos Estados Unidos a Copa América 2024. A partida de abertura é entre a atual campeã Argentina e o Canadá. O Brasil enfrenta a Costa Rica na segunda-feira, dia 24, no SoFi Stadium, em Los Angeles.
****************
SEXTA, 21
A Receita Federal divulga a arrecadação no mês de maio. Segundo estimativas do mercado, houve um aumento de pelo menos 10% em relação ao mesmo mês do ano passado. Apesar de positivo, o valor está abaixo do esperado pelo governo, o que deve aumentar a pressão por redução dos gastos do governo.
****************
DOMINGO, 23
Pelo mundial de Fórmula 1, os pilotos disputam o Grande Prêmio da Espanha.
Pela Copa América, os donos da casa, Estados Unidos, estreiam no torneio contra a Bolívia.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.