Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Reportagem

Com 6,4 mil vagas, edital do 'Enem dos Concursos' sai na quarta

Esta é parte da versão online da newsletter Pra Começar a Semana. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Este é um benefício exclusivo da sua assinatura UOL.

********

Três Poderes homenageiam a resistência da democracia. Já faz alguns dias que os ataques golpistas de 8 de janeiro do ano passado estão sendo lembrados em detalhes. Quem estava onde, quando aconteceram as prisões etc. O susto naquele domingo foi tão grande que os eventos não têm hora para acabar. Nesta segunda (8), a cerimônia Democracia Inabalada, no Salão Negro do Senado, vai renovar o reconhecimento à capacidade de resistência das autoridades brasileiras, civis e militares, que conseguiram interromper a violência dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A partir das 15h, vão discursar a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, os presidente da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente Lula. Leia aqui. Entre os desdobramentos imediatos da tentativa de golpe, o governador do Distrito Federal teve o mandato suspenso, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres foi preso e o número de pessoas detidas pelos ataques, em dois dias, chegou a 2.151. Veja a linha do tempo.

A próxima quarta (10) traz a publicação do edital para o Concurso Público Unificado que vai preencher cerca de 6,4 mil vagas no governo federal, e o provável anúncio oficial do novo técnico da seleção brasileira.

*********************************

SEGUNDA, 8

Bope com câmeras corporais. Integrantes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro começam a usar câmeras corporais acopladas aos uniformes na segunda (8). Leia aqui.

BBB 24, primeiro programa. Quando estrear na noite de segunda (8), a 24ª edição do Big Brother Brasil, reality show da Globo, terá 20 participantes; 18 brothers e sisters já foram anunciados (veja aqui a lista) e mais dois serão escolhidos pelo público a partir de nomes apresentados no Fantástico deste domingo (7). Os seis que faltam para compor o grupo de 26 participantes na casa, três homens e três mulheres, serão colocados na disputa pelo prêmio milionário a partir de dinâmica ao vivo na estreia. Leia em Splash.

Continua após a publicidade

Previsões renovadas. O boletim Focus apresenta na segunda (8) as projeções do mercado financeiro para inflação, PIB, dólar e juros. Na semana passada, o primeiro boletim de janeiro manteve a estimativa da taxa Selic em 9% para o final de 2024. As previsões para o PIB registraram crescimento da economia de 2,92% para 2023 e de 1,52% para 2024.

Novo Basquete Brasil. Na segunda (8), às 20h, o Flamengo enfrenta o Vasco. O canal do UOL Esporte no Youtube transmite o jogo. No sábado (6), na abertura do returno da competição, o Bauru venceu o São Paulo por 93 a 89.

Copa da Inglaterra. Acompanhe na tabela os duelos deste domingo (7). O jogo de segunda (8) é Wigan x Manchester United, às 17h15.

Copa São Paulo. A competição de juniores, a Copinha, está na fase de grupos: são 32. Jogam na segunda (8) Potyguar-CN x Vasco, às 15h15; Francana x Botafogo, às 18h30, e São Bento x Flamengo, às 20h30. Acompanhe o calendário e os placares na tabela.

***********************

TERÇA, 9

Continua após a publicidade

Reoneração, novo capítulo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reúne líderes partidários na terça (9) para discutir a Medida Provisória do governo federal que faz a reoneração gradual da folha de pagamento de 17 setores da economia. O Congresso havia aprovado projeto para desonerar a folha, e depois derrubou vetos do presidente Lula. Agora a decisão é se a MP será devolvida ao governo ou tramita na Casa.

Programa de férias. O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, inaugura na terça (9) a exposição Arte de Código Aberto, do artista programador Vamoss, diretor de tecnologia da SuperUber. Os trabalhos mostram programas em operação em escolas, hospitais e redes sociais, entre outras áreas essenciais.

Copa da Liga Inglesa. Na terça (9), Middlesbrough enfrenta Chelsea às 17h, jogo de ida das semifinais. Acompanhe na tabela.

Copa São Paulo. São cinco jogos na terça (9): às 15h, Inter de Bebedouro x Grêmio; às 17h, São-Carlense x Fluminense; às 17h15, XV de Jaú x Internacional; às 19h15, Ferroviária x São Paulo; às 21h30, Marília x Corinthians.

***************************

QUARTA, 10

Continua após a publicidade

Enem dos concursos. Após adiamento, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos deve publicar na quarta (10) o edital do Concurso Público Nacional Unificado, o "Enem dos concursos". O processo seletivo para cerca de 6,4 mil vagas em diversos órgãos do governo federal abre inscrições em janeiro e vai realizar as provas em 217 cidades. Leia aqui.

Submarinos no Rio. O presidente Lula visita na quarta (10) o Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, para a entrega do submarino Humaitá ao setor de operações da Marinha. Em março do ano passado, Lula conheceu o submarino em fase de testes do Prosub, o Programa de Submarinos da Marinha do Brasil, parceria com a França criada no segundo mandato do petista, em 2008.

Supercopa da Espanha. Real Madrid enfrenta Atlético de Madri às 16h de quarta (10).

Copa da Liga Inglesa. Jogo de ida das semifinais para Liverpool x Fulham, às 17h de quarta (10). Acompanhe os placares na tabela.

Copa São Paulo. Na quarta (10), tem mais quatro jogos: às 17h, Oeste x Palmeiras; às 17h15, União Mogi x Cruzeiro; às 19h30, Ska Brasil x Atlético-MG; às 21h45, Água Santa x Santos.

Comando da seleção. O colunista Renato Maurício Prado escreve que Dorival Júnior deve ser anunciado como o novo técnico da seleção brasileira na quarta (10).

Continua após a publicidade

********************************

QUINTA, 11

Inflação de 2023. O IBGE divulga na quinta (11) o IPCA consolidado de dezembro. Na prévia, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) registrou alta de 0,40% no último mês do ano, acima das estimativas do mercado. Alimentação e transportes tiveram os maiores aumentos de preços.

O novo RG. Termina na quinta (11) o prazo dado pelo governo federal para os estados aderirem à emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. O novo RG mantém a separação dos campos para nome de registro e nome social. Tem versão em papel e digital, e também QR Code para verificar a autenticidade. O modelo antigo continua valendo até fevereiro de 2032.

Supercopa da Espanha. Às 16h de quinta (11), tem Barcelona x Osasuna. A final acontece no domingo, às 16h.

Copa São Paulo. Na quinta (11), jogam Flamengo-SP x Vasco, às 15h15, e Audax-SP x Flamengo, às 17h30.

Continua após a publicidade

Estreias de cinema. Meninas Malvadas chega às salas brasileiras nesta semana. É um remake musical da comédia de Tina Fey, atriz que está no elenco, ao lado de Jon Hamm. Veja o trailer e mais sobre as estreias deste ano em Tangerina. Na quinta (11), também estreia a comédia Os Rejeitados, de Alexandre Payne, com Paul Giamatti. Veja cenas do filme na Folha de S.Paulo.

****************************

SEXTA, 12

Novidades no streaming. Lift: Roubo nas Alturas, estrelado por Kevin Hart, ganha exibição na Netflix na sexta (12), e Role Play estreia em Prime Vídeo. Leia mais sobre filmes e séries de 2024 em Rolling Stone.

SÁBADO, 13

Copa Africana de Nações. No sábado (13) jogam Costa do Marfim x Guiné-Bissau, às 17h, e domingo (14) tem mais três partidas: Nigéria x Guiné Equatorial às 11h; Egito x Moçambique às 14h, Gana x Cabo Verde às 17h.

Continua após a publicidade

Boa semana!

********

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes