Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Reportagem

Na 'superquarta', Dino e Gonet são sabatinados, e Copom define os juros

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar a Semana enviada hoje (10). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Contando os votos secretos. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado faz na manhã de quarta (13) as sabatinas do ministro Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal e do subprocurador Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República. A votação em plenário é secreta e deve acontecer no mesmo dia. Na configuração de sabatinas simultâneas, Dino e Gonet respondem a mais de uma pergunta de uma vez.

Neste domingo (10), apoiadores e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (que viajou a Buenos Aires para a posse do presidente argentino Javier Milei) protestaram contra a indicação de Flávio Dino na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento teve baixa adesão e a Polícia Militar não divulgou estimativa. Agentes de segurança ouvidos pelo UOL calcularam o público entre 2 mil e 3 mil pessoas. "Peço a vocês que até o dia 13 oremos, de joelhos, pedindo a intervenção de Deus para que os senadores, na hora de colocar o seu voto, pensem nas famílias, nas crianças", disse o senador Eduardo Girão (Novo-CE). Leia aqui. Em São Paulo, o ato contra Dino criticou a "ditadura do Judiciário". Juiz federal concursado desde 1994, Dino foi deputado federal e governador do Maranhão por dois mandatos.

Com o retorno de parlamentares de Dubai, onde participaram da COP28, entre eles o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), as votações serão retomadas no Congresso em temas importantes como a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e os vetos do presidente Lula. Na quarta (13), o Copom do Banco Central anuncia a taxa de juros, a Selic, com expectativa de mais um corte.

*************************

Reta final do êxtase. Paul McCartney faz neste domingo (10) o seu terceiro show em São Paulo, no Allianz Parque. Na quarta (13) ele se apresenta em Curitiba, no estádio Couto Pereira, às 20h, e no sábado encerra a turnê de Got Back no Brasil no estádio do Maracanã, no Rio. Thales de Menezes escreve sobre o repertório matador num show com mais de 30 canções: "O final da primeira parte do show é inapelável. Tem, na sequência, "Something", "Ob-La-Di, Ob-La-Da", "Band on the Run", "Get Back", "Let It Be", "Live and Let Die" e "Hey Jude", que deixa as cerca de 48 mil pessoas na audiência roucas de tanto "na na na". Leia em Splash.

Futuro próximo. Na segunda (11), o ministro Fernando Haddad (Fazenda) participa da abertura da 1ª Conferência XP - Brasil 2024, a partir das 9h, no SP Hall.

Reféns do Hamas. O Senado tem sessão especial às 10h de segunda (11) com o presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Claudio Lottenberg, e familiares de reféns sequestrados pelo grupo extremista Hamas em Israel.

Continua após a publicidade

Bolsa Família antecipado. O governo federal começa a pagar o Bolsa Família nesta segunda (11) e conclui as etapas (de acordo com o NIS dos beneficiários) em 22 de dezembro, antes do Natal. Veja o calendário.

Final de futsal. Na Arena Sorocaba (SP), será o duelo da volta, da decisão do Campeonato Estadual de Futsal entre Magnus e Corinthians, às 20h de segunda (11). Os times empataram em 2 a 2 na sexta (8). A final tem transmissão no canal do UOL Esporte no Youtube.

Skate no Japão. Privilegiado no ramo, o Brasil leva 16 atletas para o Mundial de Street, em Tóquio, de 10 a 17 de dezembro. Foi nas pistas de Ariake que o skate estreou como esporte olímpico nos últimos Jogos, de 2021. A competição começa na quarta (13). Campeões recentes como Giovanni Vianna e Rayssa Leal estarão por lá.

É o amor. O programa especial Amigos - 20 anos, exibido na TV Globo depois da novela Terra e Paixão, na segunda (11), reúne Leonardo e as duplas Chitãozinho e Xororó e Zezé di Camargo e Luciano. A direção é de Pedro Secchin.

***************************

Fim da COP28. Termina na terça (12) em Dubai a COP28, conferência mundial do clima em que um dos temas centrais foi a necessidade de reduzir os combustíveis fósseis. Sultan Al Jaber, presidente do evento, alertou para a urgência de os negociadores demonstrarem flexibilidade e encontrarem pontos em comum.

Continua após a publicidade

Violência. O secretário de Segurança do Rio, Victor Santos, vai à Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa na terça (12), às 10h, para falar do caso dos "justiceiros" de Copacabana.

Fake news. O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, e Jorge Messias, advogado-geral da União, participam na terça (12), às 10h, do 5º seminário Diálogo entre os Poderes. Moraes fala sobre inteligência artificial e fake news.

Duelo na América do Sul. Na terça (12), às 11h, a Comissão de Relações Exteriores do Senado sabatina as indicadas a embaixadoras na Venezuela (Glivânia Maria de Oliveira) e Guiana (Maria Cristina de Castro Martins).

Orçamento, enfim. Está prevista para a terça (12) a votação da LDO na Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Danilo Forte (União Brasil-CE) apresentou na quinta (7) um relatório estabelecendo calendário para que o governo federal empenhe todas as emendas impositivas até junho de cada ano. Depois da comissão, a LDO precisa ser votada no plenário do Congresso.

Imóveis em jogo. A Câmara de São Paulo faz na terça (12), às 15h, a primeira votação do PL da Lei de Zoneamento. São duas votações - a segunda deve acontecer na semana seguinte após novas audiências públicas. A Lei de Zoneamento pode modificar os preços e os usos dos imóveis em várias regiões da capital. Entenda o que pode mudar.

Alimentos mais caros. O IBGE divulga na terça (12) o IPCA de novembro. Em outubro, o índice que mede a inflação oficial do país ficou em 0,24%, um pouco abaixo do esperado. O IPCA anterior registrou alta da inflação no grupo "alimentos e bebidas", após meses de queda.

Continua após a publicidade

Juros para fechar o ano. O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central começa na terça (12) a última reunião deste ano para definir a taxa Selic, a dos juros básicos, que será anunciada na quarta (13). A partir das próprias decisões já publicadas pelo Copom, o mercado financeiro aguarda um novo corte de 0,50 ponto percentual, dos atuais 12,25% para 11,75%.

Detentos fazem o Enem. Exame para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL 2023 será aplicado terça (12) e quarta (13), mesmas datas da reaplicação das provas para os inscritos que desistiram do calendário original por problemas de logística (distância de deslocamento) ou de saúde. Em São Paulo, cerca de 21 mil detentos se inscreveram para as quatro provas e uma redação, com o mesmo nível de dificuldade do Enem regular.

Liga dos Campeões. Jogam na terça (12) PSV x Arsenal, às 14h45, mais Manchester United x Bayern de Munique e Union Berlin x Real Madrid, às 17h. Acompanhe a fase de grupos (são oito) na tabela. Na quarta (13), tem Estrela Vermelha x Manchester City às 14h45 e três jogos às 17h: Borussia Dortmund x PSG; Newcastle x Milan e Antwerp x Barcelona.

Mundial de Clubes. Na Arábia Saudita, tem playoff na terça (12), às 15h, Al Ittihad x Auckland City. O vencedor enfrenta Al Ahly na sexta (15), às 15h; no mesmo dia, às 11h30, jogam León x Urawa Reds. Veja os convocados do Fluminense para este Mundial.

*****************************

Fed adia os cortes. Na quarta (13), mesmo dia em que o Copom anuncia a taxa de juros no Brasil, o Fed (Federal Reserve) dos Estados Unidos divulga seus números sobre juros e inflação na última reunião de 2023. O mercado financeiro norte-americano acredita em corte de juros pelo Fed somente em maio do próximo ano.

Continua após a publicidade

Serviços e varejo. O IBGE apresenta na quarta (13) os números do setor de serviços na economia, pesquisados para outubro, e na quinta (14) saem os resultados do varejo. Até setembro, analisando os primeiros nove meses de 2023, o setor de serviços registrou expansão em cinco meses e recuou em quatro: em agosto (-1,3%) e setembro (-0,3%), por exemplo.

***************************

Venezuela x Guiana. Em São Vicente e Granadinas, arquipélago do Caribe, os presidentes Nicolás Maduro e Irfaan Ali vão se encontrar na quinta (14) para discutir sobre Essequibo, área produtiva de dois terços da Guiana que Maduro quer anexar. O presidente Lula foi convidado. Jamil Chade escreve que o Brasil será representado pelo embaixador Celso Amorim. Leia aqui.

Novidades no cinema. Aquaman 2: O Reino Perdido estreia na quinta (14). Parte do elenco esteve recentemente em São Paulo, divulgando o filme na CCXP: "Aquaman faz amizade com um polvo chamado Topo. Foi uma ideia maluca de James Wan. Topo é um personagem muito querido pelos fãs desde os anos 1960 e vai protagonizar cenas engraçadas com Aquaman", antecipou o ator Jason Momoa. Leia em Splash. Outras estreias desta semana são Malvado: Horror no Natal, A Maldição do Queen Mary, Quem Fizer Ganha, Tá Escrito e Propriedade.

Noite de gala. Na quinta (14), a 7ª edição do WME Awards, que premia as mulheres da música brasileira, será transmitida ao vivo por Splash UOL, a partir das 21h. Rita Lee e Dona Onete serão as homenageadas, com apresentação de Preta Gil e Larissa Luz. Veja a lista das indicações.

Prévia do PIB. O Banco Central divulga na sexta (15) o IBC-Br de outubro, índice considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto). Em setembro, o índice registrou pequena queda (0,06%) em relação a agosto. A projeção do BC para a expansão da economia brasileira em 2023 fica em torno de 3%.

Continua após a publicidade

Futebol saudita e inglês. Na sexta (15), Al Hilal enfrenta Al-Wehda às 15h, e às 17h o jogo é Nottingham Forest x Tottenham. No sábado (16), tem Chelsea x Sheffield e Manchester City x Crystal Palace, ambos às 12h.

Futebol espanhol. Final de semana para os fãs de La Liga: sábado (16) tem Valencia x Barcelona, e no domingo (17) o atual líder Real Madrid enfrenta Villareal, os dois jogos às 17h. Acompanhe a classificação na tabela.

Boa semana!

********

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes