Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Reportagem

Cúpula Social do Mercosul no Rio: na pauta, combate à fome e à pobreza

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar a Semana enviada hoje (03). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Lugares para estar no mundo. Começa na segunda (4), no Rio de Janeiro, a Cúpula Social do Mercosul, reunindo autoridades e representantes da sociedade civil, um evento que precede a Cúpula de Líderes, na quinta (7), com os chefes de Estado e de países associados. Entre outros temas, o enfrentamento à fome e a pobreza na região estarão na pauta. Desde a origem, o Mercosul reúne em bloco econômico Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com a entrada posterior de Venezuela e Bolívia. São países associados Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

De forma presencial, a Cúpula Social estava suspensa desde 2016. Os encontros acontecem no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR). Está sendo aguardada para a quinta (7) a assinatura do primeiro acordo do Mercosul com um país da Ásia, com Singapura, destino importante de exportações brasileiras. Leia aqui.

Se o Rio de Janeiro ganha protagonismo nas próximas horas, São Paulo era a metrópole para se estar no mundo neste final de semana. O autódromo de Interlagos espalhou o melhor da música por quatro palcos, no Primavera Sound Festival, e o megaevento CCXP emocionou milhares de fãs e produtores da cultura pop em filmes, séries, reality shows e quadrinhos. E ainda tinha o show dos melhores skatistas do mundo no Ginásio do Ibirapuera, em que a brasileira Rayssa Leal, medalhista olímpica aos 13 anos, em 2021, conquistou o bicampeonato com uma nota raríssima: 9. Nove na dificuldade e execução das manobras, nota 10 em leveza, alegria, talento para desabar no chão e recomeçar.

*******************************************

PT e SPD, partidos irmãos. Em viagem à Alemanha depois da COP28, o presidente Lula se encontra com o presidente Frank-Walter Steinmeier e o chanceler Olaf Scholz, com jantar marcado para domingo (3). Na pauta dos dois países estão as assinaturas de acordos nas áreas de preservação ambiental, mudança do clima, bioeconomia, agricultura e tecnologia. O PT de Lula e o SPD de Steinmeier e Scholz são legendas ligadas a movimentos sindicais em suas trajetórias desde os anos 80.

Bandeira verde. Na segunda (4), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e comitiva de deputados viajam para a COP28, em Dubai, onde têm agendas até 10 de dezembro. Lira também busca protagonismo na disputa por investimentos estrangeiros no Brasil que são atraídos por projetos sustentáveis na geração de energia. Tales Faria escreve sobre o recesso branco que coloca em risco a votação da reforma tributária.

Urgência. A Assembleia Legislativa de São Paulo dá sequência na segunda (4) à discussão em plenário sobre o projeto de privatização da Sabesp, a estatal que fornece água e saneamento básico. Deputados da oposição tentam adiar a votação para a semana seguinte, afirmando que os parlamentares da base do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) vão assinar "um cheque em branco".

Continua após a publicidade

Rumo ao ensino superior. Iniciada no domingo (3), a segunda fase de provas do vestibular na Unicamp termina na segunda (4) com questões de matemática e interdisciplinares dissertativas.

Presentes de Natal do ex-Beatle. Paul McCartney deixou saudades em Brasília, onde fez show surpresa no Clube do Choro e presenteou estudantes de música com ingressos para a primeira apresentação da turnê Got Back no Brasil. Ele se apresenta domingo (3) e segunda (4) em Belo Horizonte e faz shows em São Paulo na quinta (7) e no sábado (9). Serão nove apresentações no país, passando também por Curitiba e Rio de Janeiro.

*************************

Desacelerando. O IBGE divulga na terça (5) os números do PIB brasileiro no terceiro trimestre deste ano. Segundo o Monitor do PIB da Fundação Getúlio Vargas, houve estagnação em relação ao segundo trimestre e crescimento de 1,8% do PIB sobre o terceiro trimestre de 2022. Leia aqui.

Notas do Pisa. O ministro Camilo Santana (Educação) e o presidente do Inep, Manuel Palácios, divulgam na terça (5) os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) referente a 2022. Realizado a cada três anos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Pisa avalia conhecimentos de adolescentes em matemática, leitura e ciências.

Futebol inglês. Na terça (5), às 17h15, Luton Town enfrenta o Arsenal; na quarta (6), os jogos são: Sheffield x Liverpool às 16h30 e Aston Villa x Manchester City e Manchester United x Chelsea às 17h15.

Continua após a publicidade

******************************

Mercosul, segunda parte. No Rio, a reunião do Conselho do Mercado Comum acontece na quarta (6): participam os ministros das Relações Exteriores, da Economia e os presidentes dos Bancos Centrais dos países membros e associados do bloco. Na quinta (7) é a vez da 63ª Cúpula de Líderes do Mercosul, quando o Brasil encerra o período como presidente temporário do bloco.

Sem trégua. Nesta semana completam-se dois longos meses de guerra no Oriente Médio, desde que o grupo extremista Hamas atacou Israel em 7 de outubro. O contra-ataque das forças militares israelenses provocou uma mortandade muitas vezes maior na Faixa de Gaza, território palestino onde as famílias estão em constante deslocamento para se proteger dos bombardeios. A trégua recente foi interrompida, sem novas negociações, segundo o Hamas.

Lei das Estatais. O STF retoma na quarta (6) o julgamento sobre restrições a nomeações para direção de estatais. A ação questiona o período de quarentena para dirigentes políticos ou pessoas que atuaram em campanhas eleitorais. Antes de se aposentar, o então ministro Ricardo Lewandowski considerou as restrições inconstitucionais, em parecer favorável ao governo Lula.

Brasil x Nicarágua em Araraquara. A seleção japonesa feminina de futebol venceu o Brasil por 2 a 0 no estádio do Morumbi, neste domingo (3). Foi o segundo amistoso entre os dois times. No segundo tempo, as brasileiras criaram boas chances de gols, e só. Na quarta (6), o Brasil enfrenta a Nicarágua às 18h na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

Dívidas em trilhões. O Banco Central divulga na quarta (6) os dados sobre a dívida pública brasileira em outubro. Em setembro, a Dívida Bruta do Governo Geral havia alcançado 74,4% do PIB. Já a Dívida Líquida do Setor Público, menor porque leva em conta as reservas internacionais do país, estava em 60% do PIB em setembro. Leia aqui.

Continua após a publicidade

Brasileirão. Palmeiras e Atlético-MG lideram na reta final. Acompanhe a classificação e o que está em disputa. Pela última rodada do campeonato, são 10 jogos na quarta (6), todos às 21h30. Fluminense x Grêmio; Vasco x Red Bull Bragantino; São Paulo x Flamengo; Santos x Fortaleza; Goiás x América-MG; Cruzeiro x Palmeiras; Internacional x Botafogo; Coritiba x Corinthians; Bahia x Atlético-MG e Cuiabá x Athletico.

Para ver nas plataformas. Ganham exibição no streaming, na quarta (6), O Natal de Costume (Netflix), John Lennon: Assassinato sem Julgamento (Apple TV+), Marselha em Perigo (Netflix) e A História Delas (Star+); na quinta (7), estreiam The Archies, a segunda temporada de Eu Odeio Natal e Minha Vida com a Família Walter, os três na Netflix.

*********************

Abuso de poder. Está previsto para quinta (7) o depoimento do senador Sergio Moro (União-PR) no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná em ação de investigação eleitoral que pode levar à sua cassação. Moro é acusado de abuso de poder econômico durante a campanha do ano passado. A ação é movida pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). Na semana passada, o desembargador Dartagnan Serpa Sá deixou a relatoria do caso. Moro é alvo de duas ações e sua vaga no Senado é cobiçada.

Juízes e emergência climática. Presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso embarca na quinta (7) para Dubai a fim de participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP28. Ele participa do painel "Mudanças Climáticas e Juízes" no domingo (10).

Fim da estabilidade. O STF discute na quinta (7) se é necessária justificativa para a demissão de empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista admitidos por meio de concurso público.

Continua após a publicidade

CCXP aquece as estreias no cinema. Wonka, o filme com Timothée Chalamet de protagonista, diverte com Willy Wonka, futuro dono da maior fábrica de chocolates do mundo. No desembarque em São Paulo para participar da CCXP, Chalamet, astro de Duna, deu autógrafos para os fãs. Willy Wonka é papel para poucos: já foi interpretado por Gene Wilder e Johnny Deep. Leia aqui. Também estreiam na quinta (7) O Sequestro do Voo 375, O Silêncio da Vingança e Feriado Sangrento, este do cineasta Eli Roth, que veio ao Brasil para divulgar o filme.

Futebol inglês. Tottenham e West Ham se enfrentam às 17h15 de quinta (7). No sábado (9), são três jogos: Crystal Palace x Liverpool às 9h30; Manchester United x Bournemouth às 12h e Aston Villa x Arsenal às 14h30.

Futebol espanhol e francês. No sábado (9), tem Betis x Real Madrid, às 12h15, e PSG x Nantes, às 17h.

********

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes