Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Campanhas divergem sobre impacto do apagão em SP nas intenções de voto

As campanhas de Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) divergem sobre os impactos do apagão de energia nas intenções de voto dos candidatos à Prefeitura de São Paulo.

A coluna teve acesso aos trackings — pesquisas de alta frequência — contratados pelos dois times. No levantamento de Nunes, as intenções de voto estão estáveis e a diferença entre os candidatos segue em 14 pontos.

No tracking de Boulos, o "gap" estreitou de 14 para 9 pontos na pesquisa estimulada (quando o nome dos candidatos é mencionado) e de 13 para 7,5 pontos na espontânea (quando o entrevistado não recebe a lista de postulantes).

As campanhas também estão fazendo monitoramento de redes sociais. Os levantamentos apontam uma redução nas menções negativas a Boulos, que passaram de 69% para 65%. Já as menções negativas a Nunes subiram, mas continuam menores que as do candidato do PSOL: de 62% para 63%.

Segundo pessoas que tiveram acesso aos levantamentos, há muitas críticas ao prefeito, mas parte da população também entendeu que a responsabilidade pela concessão é do governo federal. Por enquanto, a "bolha" da esquerda defende Boulos e a da direita coloca a responsabilidade na administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Aliados do prefeito acreditam que o episódio poderia ter um impacto maior se tivesse ocorrido bem perto da eleição, mas ainda faltam duas semanas. Já pessoas próximas a Boulos acreditam que a falta de luz prolongada está irritando a população com a gestão de Nunes.

Desde o apagão, Boulos e Nunes vêm travando uma guerra nas redes e em declarações públicas sobre o apagão. Boulos diz que São Paulo está "sem luz e sem prefeito", enquanto Nunes chama o rival de "oportunista". O embate escalou para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD).

Nesta segunda-feira, os dois candidatos se enfrentam no debate da TV Bandeirantes. O apagão, que atingiu os paulistanos desde sexta-feira à noite, deve dominar as discussões.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.