Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Na Folha: O bolsonarismo tem de ser compreendido e banido, nunca tolerado

Abaixo, trechos da minha coluna na Folha desta sexta:

Estavam obviamente enganados todos aqueles que chegaram a supor que o bolsonarismo era só uma forma de ser da direita, um pouco mais áspera e angulosa do que se tinha até então, mas, ainda assim, suportável em nome da diversidade. Um outro equívoco se juntou a esse. Muitos apostaram que Jair Bolsonaro acabaria se vergando ao peso das instituições. No fim das contas, seria só um fanfarrão agressivo, dado a arroubos retóricos, mas se dava como pouco provável que tentasse se organizar para golpear a democracia. Ele se mostraria apenas como a cara mais feia do regime.
(...)
O leitor que não está inteirado deste debate deve pesquisar a respeito do chamado "paradoxo da tolerância", sintetizado pelo filósofo Karl Popper. Indague-se: numa sociedade aberta, quaisquer ideias e proposições devem ser abrigadas, mesmo aquelas que, se realizadas, levariam ao fim das próprias regras que garantem a sua exposição, eliminando --é uma consequência lógica-- a própria tolerância? Exposta a questão de um outro modo: devemos ser compassivos diante da disposição do outro de nos eliminar?
(...)
O bolsonarismo, como pensamento político, tem de ser banido, sem prejuízo de ser compreendido. Tolerado nunca! Até para que possa existir uma direita democrática.
Íntegra aqui

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes