Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pesquisa Ipec sugere que bolsonarização de Ciro não impede o voto útil

Ciro Gomes tem elevado ataques a Lula. Foto: Divulgação - Ciro Gomes tem elevado ataques a Lula. Foto: Divulgação
Ciro Gomes tem elevado ataques a Lula. Foto: Divulgação Imagem: Ciro Gomes tem elevado ataques a Lula. Foto: Divulgação

Colunista do UOL

26/09/2022 18h45Atualizada em 26/09/2022 19h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se a votação fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria eleito no primeiro turno com 52% dos votos validos contra 34% do segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em termos absolutos, Lula teve 48% das manifestações de intenção de voto, contra 31% de Bolsonaro, 6% de Ciro Gomes (PDT) e 5% de Simone Tebet (MDB).

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. Portanto, não dá segurança de que a disputa acabe no 1º turno. Mas já é possível notar que o eleitor esteja começando a optar pelo voto útil nesta última semana de campanha.

Ciro Gomes oscilou um ponto percentual para baixo enquanto Lula oscilou o mesmo tanto para cima, sugerindo que migrou para ele parte dos eleitores de Ciro. Simone se manteve estável em relação à pesquisa anterior.

Ciro e Simone estão em esforço concentrado para evitar que os seus eleitores decidam pelo voto útil. Mas estão acossados tanto por Lula como por Bolsonaro, com mais chances de o petista herdar a maior parte dos votos de ambos.

Irritado com o assédio de Lula, Ciro chegou a lançar um manifesto irado à nação nesta segunda-feira. Mas o tom quase bolsonarista de suas manifestações recentes, e até do manifesto, parecem não estar surtindo o efeito desejado.

Ciro, que já esteve beirando os 10% na preferência do eleitorado, agora está, na prática, empatado com Simone Tebet.

Para a emedebista o prejuízo, se perder votos, é menor, já que esta é sua primeira candidatura presidencial, ao passo que Ciro está na quarta campanha. Enquanto Simone pode deixar a eleição maior do que entrou, Ciro tende a sair menor do que entrou, agora hostilizado à esquerda e à direita.